Paratletas militares brasileiros conquistam ouro no Invictus Games — Ministério da Defesa

Data:

Paratletas militares das Forças Armadas e das Forças Auxiliares Brasileiras estrearam com ouro no Invictus Games Vancouver Whistler 2025. O primeiro lugar foi conquistado na modalidade vôlei sentado, nesse sábado (15), na disputa final contra a Nigéria, por 2 sets a 0, com parciais de 21/16 e 21/9. A competição ocorreu de 8 a 16 deste mês, em Vancouver e Whistler, no Canadá.

O time, convocado pelo Ministério da Defesa, celebrou a vitória, que marcou a primeira participação verde e amarela no evento esportivo internacional, encerrado nesse domingo (16). “É a concretização de um sonho e esse sonho se tornou realidade. Já me emocionei várias vezes”, contou o paratleta Marcelo Pires Azevedo,  soldado do Exército Brasileiro, que superou limitações para ajudar o Brasil a lutar por uma medalha.

.
.

Os paratletas se destacaram também na natação, conquistando o quarto lugar no revezamento 4x50m e o sexto lugar nos 50m Costas e 100m Livre.

A inédita participação do Brasil na Invictus Games foi uma parceria do Ministério da Defesa (MD), Ministério do Esporte (MESP), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP) e da Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD).

Além de Marcelo Azevedo, participaram também os paratletas das Forças Armadas: Alex Pereira Witkovski;  Diogo Demarqui; Douglas Padilha de Souza; e Juan Ricardo Feindt Urrejola. Competiram pelas Forças Auxiliares os paratletas Leandro da Silva Santos; Luiz Felipe Fraga de Fraga; e Paulo Maurício Cavalcanti dos Santos –

É possível rever as partidas na página do Invictus Games.

Por Bruna Lima

Fotos: CPB

 

Fonte: Ministério da Defesa

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

Poder de Prontidão: Fuzileiros Navais Aperfeiçoam Emprego de Blindados em Exercício Tático

O Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais (BtlBldFuzNav) realizará,...

A Importância de Pensar como um Preparador: Lições do Apagão na Europa

Na última semana, um apagão de grandes proporções atingiu...

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira,...

Marinha conclui sondagem e atualiza cartas náuticas de importante trecho no Marajó

A Marinha do Brasil (MB) anunciou, na última semana,...