Parlamentar canadense defende envio de submarinos ao mar Negro durante fórum de segurança em Kiev

Durante Fórum de Segurança de Kiev na ultima sexta-feira (12), o deputado da Câmara dos Comuns do Canadá, James Bezan, defendeu que países-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) aumentem suas atividades de patrulhamento no mar Negro.

“Estamos falando sobre submarinos que estão agora no mar Mediterrâneo, mas podem de repente, aparecerem no mar Negro”, disse Bezan. O parlamentar falou ainda sobre a necessidade de países da aliança, aumentarem o volume de armas e tecnologias fornecidas à Ucrânia.

Na opinião dele, seria uma forma de ajudar Kiev resistir às “tropas russas”. Bezan destacou ainda que, os países ocidentais possuem armas que podem ser enviadas para a zona de conflito em Donbass. “Estamos falando de foguetes antitanque e armas de pequeno calibre”, explicou.

O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, já havia afirmado que países da aliança tinham acordado medidas para apoiar a Ucrânia e a Geórgia no mar Negro. Estão previstos exercícios, intercâmbio de informações e visitas a portos.

De acordo com Stoltenberg, as medidas ajudarão OTAN a compreender melhor o que acontece no mar Negro. Por sua vez, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia acredita que a organização empurra as autoridades de Kiev para novas provocações.

Como confirmação, o ministério citou as palavras de Kay Bailey Hutchison, representante permanente dos EUA na aliança, que justificou o aumento da presença na região pela necessidade “da garantia de passagem de navios ucranianos”.

  • Com informações de agências de notícias internacionais


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below