Parque Regional de Manutenção da 5ª Região Militar entrega 400 viaturas M113 BR modernizadas

Mais um marco foi alcançado: o segundo lote de modernização da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal (VBTP) M113 BR alcançou o carro de número 400. O trabalho do Parque Regional de Manutenção da 5ª Região Militar  (Pq R Mnt/5) foi decisivo na execução do Projeto de Modernização das VBTP M113 B, o qual se iniciou em 2012.

O Projeto de Modernização da VBTP M113 B para a VBTP M113 BR é fruto de um acordo entre o Governo Brasileiro e o Americano, por meio do programa Foreign Military Sales (FMS).

A primeira fase do projeto se encerrou em 2015, após a modernização de 150 viaturas. Atualmente, encontra-se em execução a segunda fase do projeto, que contemplará mais 236 viaturas modernizadas até o final de 2019.

Nesse processo de modernização, a VBTP M113 BR recebe outro conjunto de força e um reforço na suspensão, além de alterações de sistemas e componentes que permitem suportar a potência adicional de cerca de 90cv, característica técnica desejável para acompanhar a Viatura Blindada de Combate Carro de Combate Leopard 1A5 BR em uma Força-Tarefa.

O Projeto conta, ainda, com modificações no sistema de comunicações, por meio da adoção do equipamento rádio Falcon III e do Intercom SOTAS, tudo com a finalidade de prover a Força Terrestre com uma viatura de performance adequada para o cumprimento da missão constitucional do Exército Brasileiro, contribuindo decisivamente para a geração de poder de combate.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Fonte: 5ª RM


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below