PATRIOTISMO – Cerimônia  dos  199  anos  da  Independência  do  Brasil  é  realizada  na  Capital  Federal

blank

blankA cerimônia do 199° aniversário da Independência do Brasil foi celebrada nesta terça-feira (07), em Brasília (DF). Realizada na frente do Palácio da Alvorada, residência oficial do Presidente da República, a solenidade iniciou com a autorização do Presidente Jair Messias Bolsonaro, que estava acompanhado de autoridades civis e militares, dentre elas, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior.

O evento contou com a presença de militares da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB).

blankDurante a cerimônia, houve uma demonstração de salto livre de paraquedistas do Exército Brasileiro, que saltaram de uma aeronave C-105 Amazonas da FAB e aterrissaram no gramado com a Bandeira do Brasil. Em seguida, o Pavilhão Nacional foi hasteado ao som do Hino Nacional e do Hino da Independência, executados pela Banda de Música do Batalhão da Guarda Presidencial. Durante a execução, foi realizada a salva de gala com 21 tiros de canhão.

Na ocasião, ocorreu também uma demonstração operativa da Marinha do Brasil com o destacamento do Grupamento de Mergulhadores de Combate, dos Fuzileiros Navais da Força de Fuzileiros da Esquadra e do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília.

blankEsquadrilha da Fumaça

Quem compareceu ao evento, que teve público reduzido, pôde acompanhar, ainda, uma apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) – a Esquadrilha da Fumaça – que fez uma demonstração repleta de manobras e acrobacias. No céu da Capital Federal, a três mil metros do solo, as aeronaves A-29 Super Tucano, em formação “linha de frente”, realizaram a famosa escrita com fumaça em comemoração ao Dia da Independência: “Ordem e Progresso”, arrancando aplausos e atraindo os olhares do público de alguns pontos da cidade próximos ao Palácio da Alvorada.

blankO Chefe da Seção de Operações do EDA, Tenente-Coronel Aviador Daniel Garcia Pereira, comentou sobre o sentimento patriótico evocado pela Esquadrilha da Fumaça no Dia 7 de Setembro. “É uma satisfação fazer parte das comemorações do Dia da Independência, que já é um evento tradicional em Brasília. Para nós é um motivo de muito orgulho”, destacou.

O evento foi transmitido ao vivo pela TV Brasil. Para assistir, clique aqui.

Confira o vídeo da reportagem.

Veja também outras fotos no Flickr da FAB.

Fotos: Sargento Bianca Viol / CECOMSAER

Vídeo: Suboficial Barros / CECOMSAER


blank

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here