Pela primeira vez em 30 anos Batalhão Policial de Petrópolis (RJ) será comandado por uma Oficial mulher

A tenente-coronel Simone, ocupava o cargo de subcomandante do 2º BPM (Botafogo)

Na manhã desta sexta-feira (18) foi realizado cerimônia de passagem de comando do 26° Batalhão de Policia Militar (26° BPM – Petrópolis), onde a tenente-coronel (PM) Simone de Almeida Silva assumiu para fazer história.

Pela primeira vez em seus 30 anos de atividade, a unidade será comandada por uma mulher. A tenente-coronel Simone assumiu o comando, sucedendo ao também tenente-coronel (PM) Christoph Carvalho Bezerra Leite, que será o novo subsecretário de Comando e Controle da Polícia Militar.

Além da tenente-coronel Simone, que ocupava o cargo de subcomandante do 2º BPM (Botafogo), outras duas Oficiais mulheres estão à frente de unidades de área: a tenente-coronel (PM) Andréia Ferreira da Silva Campos, do 28º BPM (Volta Redonda); e a tenente-coronel (PM) Luciana Rodrigues de Oliveira, no 37º BPM (Resende).

Ao ingressar na Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), em 2000, a tenente-coronel Simone atou no início da carreira de oficial da Corporação na unidade de Petrópolis e, durante a última década, foi diretora de Administração da Subsecretaria Adjunta de Operações Aéreas do Rio de Janeiro (entre 2010 e 2013); secretária do Estado Maior Geral (entre 2013 e 2016); chefe de Escritório de Programas de Prevenção do Estado Maior (2017); chefe de Gabinete da Secretaria Estadual de Vitimização do Rio de Janeiro (2019); e subcomandante do 4º BPM (São Cristóvão) e do 2º BPM (Botafogo).

A tenente-coronel Simone registra mais uma etapa da história da presença da mulher na PMERJ. As mulheres começaram a ingressar na Corporação em 1982 com a primeira turma de praças e, um ano depois, com a primeira turma de oficiais.

Hoje, dos quase 45 mil integrantes da Corporação, as mulheres representam 12% do total da tropa. Além de comandar três das 39 unidades de área no estado, as oficiais mulheres ocupam postos-chaves nos setores administrativos e nas áreas de ensino e saúde.

  • Com informações e fotos PMERJ


Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Ninguém do DefesaTV está autorizado a entrar em contato com os leitores. Caso deseje de alguma informação envie um e-mail [email protected]

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!