Pentágono envia bombardeiros B-52 ao Oriente Médio em resposta a ‘possível ameaça’ do Irã

O Pentágono, em resposta ao que a Casa Branca descreveu como “possível ameaça por parte das forças do regime iraniano” contra os Estados Unidos e seus aliados na região, enviou quatro bombardeiros estratégicos B-52 para o Oriente Médio.

Duas B-52 partiram na terça-feira (7) da base da Força Aérea americana em Barksdale, no estado da Louisiana, com destino a base militar do Catar. Duas outras aeronaves do mesmo tipo irão se juntar a estas nas próximas semanas, conforme noticiou o canal CBS, citando fontes anônimas do Pentágono.

Este grupo aéreo ficará sediado na base Aérea de Al-Udeid, perto da capital Doha, onde está localizado o Comando Central dos EUA no Catar. O deslocamento de aeronaves deste porte, ocorre na sequencia do envio do grupo de batalha Abraham Lincoln, que partiu para o golfo Pérsico na segunda-feira (6).

O secretário de segurança nacional dos EUA, John Bolton, anunciou no dia 5 de maio, a transferência de grupos militares dos EUA para a região, afirmando também que seu país avança nesta ação em resposta a “uma série de indicadores e alertas preocupantes e crescentes” por parte do Irã.

Apesar de Bolton insistir que os EUA “não estão buscando uma guerra com o regime iraniano”, ele advertiu que o grupo naval que em breve chegará ao golfo Pérsico está “totalmente preparado para responder a qualquer ataque” de Teerã.

  • Com informações de agências de notícias internacionais


1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below