Pesca ilegal é alvo da Operação Verde Brasil 2

O Comando Conjunto Príncipe da Beira, que coordena as ações da Operação Verde Brasil 2 nos Estados do Acre, do Amazonas e de Rondônia, divulgou resultado de inspeção naval realizada pela Capitania Fluvial de Porto Velho (CFPV) no distrito de São Carlos, no Rio Madeira (RO). A CFPV, subordinada ao Comando do 9º Distrito Naval, fez 143 abordagens, 30 notificações e 26 apreensões de embarcações. A CFPV apoiou, ainda, a apreensão de 155 quilos de Castanha do Brasil e 810 quilos de pescados pelo Batalhão de Polícia Ambiental de Rondônia. A atividade teve por finalidade a conscientização sobre a importância de evitar a poluição do meio ambiente por parte das embarcações.

O mesmo Comando apoiou agentes do IBAMA e da Polícia Militar Ambiental do Amazonas por meio da Marinha do Brasil. O Navio-Patrulha Fluvial Rondônia constatou área de desmatamento recente de 124 hectares nas proximidades de Borba, Amazonas, no Rio Madeira. A operação utilizou mapeamento por meio de satélites do programa Prodes, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e indicativos do sistema de alerta DETER, fornecidos pela equipe de geoprocessamento do IBAMA. Ainda, na área de atuação do Príncipe da Beira houve fiscalização de madeireiras e patrulha naval, motorizada e aeromóvel. As atividades resultaram na aplicação de multas, quatro pessoas detidas e apreensão de veículos, embarcações, madeira ilegal, carnes e pescados.

Em Mato Grosso, o Comando Conjunto Barão de Melgaço estabeleceu posto de bloqueio e controle de estradas com os militares do 66° Batalhão de Infantaria Motorizado. O Comando do 6º Distrito Naval apoiou as inspeções navais no Estado, revistando embarcações e veículos. A mesma atividade ocorreu no Pará, pelo Comando Conjunto Marechal Soares de Andrea, que também promoveu campanha de conscientização da população sobre educação ambiental em Marabá. As agências de fiscalização ambiental também contaram com apoio logístico em suas atividades.

Por Tenente Felipe Bueno, com Comandos Conjuntos

Fotos: Divulgação das Forças Armadas





Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail