Pesquisadores do LSC/EGN lançam a oitava edição do 📡 Informativo RADAR

blank
Iniciamos o ano de 2021 com a oitava edição do Informativo Radar de Impactos Futuros sobre Segurança Internacional e Defesa.

O destaque deste volume consiste na cotização da água em contratos futuros de Wall Street, o que enseja distintas repercussões futuras no âmbito econômico, político e, inclusive, militar. Adicionalmente, trazemos para o debate temas de política nuclear, como Plantas Nucleares Flutuantes na Rússia e na China, e a retomada da exploração de minas de urânio no Brasil, possibilitando uma investida para a tecnologia de seu enriquecimento desenvolvida pela Marinha brasileira.

Já no campo tecnológico e informacional, é constatado que a assinatura do acordo de cooperação entre Índia e Japão referente à tecnologia 5G intensifica mais uma esfera da disputa tecnológica mundial, assim como se ressalta a utilização da inteligência artificial tanto para a identificação de opiniões semelhantes em posicionamentos políticos divergentes quanto para o desenvolvimento de munição que contorna os sistemas radioeletrônicos do oponente.

Na esfera eletromagnética, um surpreendente estudo correlaciona problemas na comunicação do Titanic com uma tempestade geomagnética que pode ter levado ao seu naufrágio, e, na atualidade, como a proteção contra pulsos eletromagnéticos vem ganhando relevância nos equipamentos militares.

Para completar nosso Informativo mensal, destacam-se a assinatura do acordo turco-russo para fornecimento do sistema de mísseis S-400, assim como o desenvolvimento de um modelo de projeção que visa estimar a emissão de gases do efeito estufa (GEE) proveniente de modais de transporte.

Boa leitura!

Prof. Dr. Thauan Santos
Coordenador

Você verá nessa edição:

  • Água começa a ser negociada no mercado de futuros
  • Turquia e Rússia assinam acordo para fornecimento de S-400
  • Plantas Nucleares Flutuantes abastecem locais remotos com flexibilidade
  • Minas de urânio reabrem para exploração no Brasil
  • Proteção de equipamentos militares contra pulsos eletromagnéticos ganha relevância
  • Estudo relaciona Tempestade Geomagnética ao naufrágio do Titanic
  • Inteligência Artificial identifica ideias semelhantes em posicionamentos políticos divergentes
  • Parceria institucional desenvolve modelo de projeção de emissão de GEE
  • Cientistas russos desenvolvem munição com Inteligência Artificial
  • Índia e Japão assinam acordo de cooperação sobre 5G  

[Clique aqui para ler no site]