Polônia decide pela compra de 32 unidades do caça F-35A

blank

O ministro da Defesa Polonês, Mariusz Blaszczak, anunciou nesta terça-feira (28) que seu país irá comprar 32 unidades do caça de 5ª geração Lockheed Martin F-35A, para substituir a sua frota obsoleta de caças russos.

A decisão, que já vinha sendo negociada há meses, não deverá ser bem recebida em Moscou, que tem afirmado a sua oposição aos planos poloneses de acolher bases militares norte-americanas.

“Estamos cada vez mais perto de convencer Washington da necessidade da instalação de uma base militar permanente na Polônia”, afirmou o ministro da Defesa durante a coletiva e evitando fazer comentários sobre os alertas do governo russo contra a excessiva aproximação militar da Polônia ao Ocidente.

A Polônia faz parte do grupo de países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) que gastam pelo menos 0,2% do PIB em defesa, meta proposta pela Aliança na sua reunião de 2015 e desde então várias vezes lembrada pelo atual presidente dos EUA, Donald Trump, que tem criticado os países que não a cumprem.

Em 2017, o governo Polonês concordou em aumentar gradualmente os gastos militares dos atuais 2% para 2,5% do PIB, em 2032. Os F-35A estão em operação desde 2015 e cada avião tem um custo médio de cerca de € 75 milhões, e hoje sendo utilizado pelos EUA, à Austrália, o Reino Unido, Israel, Itália e a Noruega.

  • Com informações do site Observador (Pt)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here