Porta-aviões japonês afundado durante Batalha de Midway é encontrado no Oceano Pacífico

O diretor de operações submarinas da Petrel da Vulcan Inc., Rob Kraft, analisa imagens do porta-aviões japonês Kaga, perto do Atol de Midway, no noroeste do Havaí. (Foto AP / Caleb Jones)

Após várias semanas de busca nas profundezas do Oceano Pacífico, arqueólogos marinhos finalmente conseguiram achar os restos de um porta-aviões japonês da Segunda Guerra Mundial.

Segundo à agência de notícias AP  os trabalho de pesquisa a bordo de um navio de pesquisa, se concentrou a centenas de quilômetros das ilhas de Midway, onde conseguiram encontrar o referido navio japonês.

Trata-se do porta-aviões Kaga, que participou do ataque a Pearl Harbor e foi afundado pelos EUA durante a batalha de Midway, no dia 4 de junho de 1942. Um pedaço da embarcação já havia sido localizado no ano de 1999, mas foi apenas na semana passada que os arqueólogos encontraram as demais partes.

As primeiras pistas foram recebidos alguns dados de sonar e depois utilizou-se robôs submarinos para pesquisar e fazer vídeos para confirmar a descoberta e comparar com imagens de documentos históricos, onde foi possível afirmar que o navio encontrado é o porta-aviões japonês.

“Lemos sobre as batalhas, sabemos tudo que se passou. Mas quando se vê estes restos no fundo do oceano, se tem uma ideia do custo real da guerra”, expressou Frank Thompson, um dos historiadores que participou da pesquisa a bordo do navio Petrel, que explora as águas profundas em busca de naufrágios.

Até agora os pesquisadores só localizaram um das sete embarcações, cinco japoneses e dois americanos, que foram afundados durante a batalha aérea e naval travada na região.

Agora a tripulação do navio de pesquisa Petrel espera encontrar todos os outros pedaços de navios dessa batalha para poder os examinar e adicionar novos detalhes aos dados sobre a história da Segunda Guerra Mundial.

Este slideshow necessita de JavaScript.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below