Porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais ministra palestra em Organização da FAB

blank

“Somos especializados em pessoas. Nunca nos esquecemos que estamos lidando com histórias, pois temos na farda a ideia da esperança e da solução”. As falas marcaram a palestra que o Primeiro Tenente Pedro Doshikazu Pianchão Aihara ministrou ao efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Belo Horizonte (GUARNAE-BH) no dia 24 de julho.

A presença do porta-voz do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), localizado em Lagoa Santa (MG), foi a convite da Organização Militar da Força Aérea Brasileira (FAB) para participar do Programa de Formação e Fortalecimento de Valores (PFV) da instituição.

O tema do PFV de julho na guarnição foi “Integridade e Dignidade” e a escolha do palestrante ocorreu em função do trabalho desenvolvido por ele depois do rompimento da barragem em Brumadinho (MG), divulgando o andamento das atividades de resgate, que se prolongam até os dias atuais, 6 meses após o ocorrido.

O Tenente Aihara afirmou que é necessário ter noção e compromisso com a missão, pois, dessa forma, é possível trazer a integridade e a dignidade para o trabalho em qualquer instituição. “Entender o valor do trabalho em todas as tarefas que executamos nos faz sair do lugar comum e, assim, podemos levar solução e esperança a quem nos procura”, disse o palestrante.

O rompimento da barragem em Brumadinho foi bastante citado por ele, oportunidade em que contou fatos que o marcaram durante o resgate de vítimas. “Quando as pessoas olhavam para os helicópteros, eles não enxergavam só a aeronave, e sim, a esperança. Todos nós, sejam bombeiros ou Força Aérea, resgatamos a dignidade das pessoas”, ressaltou.

O palestrante

O ambiente da Força Aérea não é estranho ao Tenente Aihara. Ele foi aluno da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) por três anos e depois ingressou na Academia da Força Aérea, onde faria o curso de aviador. No entanto, foi aprovado no concurso público do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e optou por ser um “Soldado do Fogo”.

Natural de Belo Horizonte, atualmente é porta-voz do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. É graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Ciências Militares com ênfase em Gestão de Prevenção de Catástrofes pela Academia de Bombeiro Militar, além de ser especialista em Gestão e Prevenção de Desastres pela Universidade de Yamaguchi (Japão).

Fortalecimento de Valores

O Programa de Formação e Fortalecimento de Valores (PFV) é um conjunto de ações que norteiam as atividades a serem desenvolvidas por todos os setores das Organizações Militares do Comando da Aeronáutica.

O Manual (MCA 909-1) que dispõe sobre o Programa de Formação e Fortalecimento de Valores foi publicado em 2016 e visa orientar ações e pensamentos, voltando-os para os valores fundamentais da Instituição e da vida militar.

A “Formação” abrange o esforço conjunto de todos os participantes da formação dos alunos por meio de uma abordagem sistêmica, complementar e simultânea dos valores propostos.

Já o “Fortalecimento” procura sensibilizar, em todos os níveis, a importância e a necessidade de culto aos valores fundamentais que norteiam a vida dos militares ao longo de toda a carreira. Entre os valores relacionados estão: Disciplina, Profissionalismo, Integridade, Patriotismo e Comprometimento.

  • Com informações do Cecomsaer, Fotos: Soldado Ramon/CIAAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here