Porto Hack Santos trará soluções para o setor portuário esse fim de semana

Hackathon: maratona busca soluções para o setor portuário — Foto: pexels

O Porto Hack Santos promoverá uma maratona de desenvolvimento tecnológico com soluções voltadas ao setor portuário e irá acontecer neste fim de semana em Santos, no litoral de São Paulo. Esse hackathon terá a maior premiação em dinheiro já paga em um evento como este no País. A ideia é que as soluções apresentadas possam ser desenvolvidas e implantadas, no futuro, no complexo marítimo santista.

O evento é realizado pela Associação Brasileira de Terminais e Recintos Portuários (Abtra) e teve um total de 637 pessoas inscritas. “Houve um processo seletivo rigoroso para selecionar apenas os melhores profissionais de cada área”, afirma Angelino Caputo diretor executivo da ABTRA.

Dez equipes com seis participantes irão participar da maratona. Cada grupo é formado por seis tipos de especialistas: um de negócios (especialista do porto); um de marketing/vendas; um de product owner/service desing; um desenvolvedor front end UX/UI; um desenvolvedor backend; e um especialista em blockchain, inteligência artificial ou IoT (internet das coisas).

Os grupos serão formados no sábado pela manhã e terão que criar soluções inovadoras e tecnológicas para um dos assuntos apresentados: gestão dos planos de emergência existentes no Porto de Santos e/ou a análise de documentos exigidos do setor a partir das várias normativas existentes.

Segundo Caputo, uma comissão formada por membros da Codesp, Antaq, Alfândega de Santos, Vigiagro e Abtra definiu os temas. Ao todo, 18 problemas foram apresentados e, entre eles, os dois foram selecionados.

“Convidamos todos a propor problemas mais abrangentes. Colocamos 18 problemas e selecionamos esses dois. Quanto aos planos de emergência, temos vários hoje. Mas, quando acontece um acidente, como tudo isso é acionado? Qual a ação que é feita na hora? O que pode ser melhorado? Tivemos incêndios que ficaram na memória” comenta ele.

Órgãos do setor portuário definiram os temas do Porto Hack Santos — Foto: Divulgação/ABTRA

Ele pontua também a importância da análise de documentos exigidos do setor, que é um outro desafio proposto no Hackton. Com a exigência cada vez maior, a comunidade precisa de modelos que agilizem e, ao mesmo tempo, gerem segurança para as atividades portuárias.

A maratona com participação exclusiva dos competidores, mentores, apresentadores dos desafios e staff técnico ocorrerá a partir das 9h do sábado (7) e segue ininterruptamente até as 15h do domingo (8). Serão 30 horas para desenvolvimento de projetos para elevar a transformação digital do maior porto da América Latina a um novo patamar de inovação.

Na tarde de domingo, haverá as apresentações dos pitchs (soluções tecnológicas) pelas equipes competidoras e a avaliação do júri institucional formado pelas seguintes autoridades: Guilherme Silva, chefe da unidade regional de São Paulo da Antaq, Reinaldo Angelini, delegado-adjunto da Alfândega da RFB do Porto de Santos, Roberto Paveck, gerente de Planejamento Logístico da Autoridade Portuária de Santos e Hilder Rolim, auditor-fiscal do Serviço de Vigilância Agropecuária no Porto de Santos.

Em seguida, haverá o anúncio dos vencedores e a entrega da premiação de R$ 60 mil para a equipe campeã e R$ 12 mil para a equipe vice-campeã. De acordo com Caputo, o Hackton faz parte das ações de comemoração dos 30 anos da Abtra e foi inspirado nos eventos de tecnologia que acontecem no Porto de Singapura.

O objetivo é elevar a transformação digital do Porto de Santos a um novo patamar de inovação. “No fim da maratona, você tem um protótipo de uma solução tecnológica. Na prática, nem sempre ela funciona, mas conseguimos testar. Tem ideias com grande potencial de se desenvolver e criar produtos que podem vir a serem utilizados. Queremos que o Porto de Santos também vire uma referência em tecnologia”, finaliza.

Fonte: TV Tribuna



Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

 

Caso deseje conversar com outros usuários escolha um dos aplicativos abaixo:



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail