Possível problema com receptores GPS dia 6 de abril

Os navegantes deverão ficar atentos para o chamado “roll over” do número de semanas do sistema de posicionamento GPS, que poderá afetar, a partir de 6 de abril, os receptores não configurados para atenuar tal ocorrência, não tendo sofrido atualizações pelos seus fabricantes.

Os receptores GPS usados a bordo dos navios recebem dos satélites que compõem a constelação GPS uma mensagem conhecida como “mensagem de navegação”. Nela, existe um parâmetro chamado Semana GPS, que tem como marco de partida o dia 5 de janeiro de 1980. Por configuração do sistema, o limite máximo para a Semana GPS é de 1.024 semanas, quando novamente é reiniciada a contagem.

Esse evento, conhecido como “roll over”, poderá ser percebido pelos usuários se a data do receptor GPS registrar um ano diferente do corrente, 2019. É esperado que o “roll over” tenha efeito apenas na data, sem influenciar na posição e na hora decodificadas pelo receptor GPS.

Apesar de não serem esperados problemas em relação ao posicionamento, os navegantes deverão se ater aos impactos do “roll over”, principalmente em equipamentos em que se tenha efetuado algum planejamento de derrota ou cálculo que use a informação de data/hora.

Recomenda-se aos navegantes que busquem maiores esclarecimentos com os fabricantes de seus receptores GPS. Informações adicionais podem ser consultadas em: https://www.gps.gov/.

Fonte: Marinha do Brasil/ Serviço Meteorologico Marinho via Redação Orbis Defense.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below