Presidente Bolsonaro anuncia a pretensão de compra de 2 Airbus A330 MRTT para a FAB

As aeronaves devem servir o transporte de cargas de alta tonelagem, como nas missões de transporte de cilindros, vacinas e insumos pertinentes ao momento atual.

NATO’s future fleet of multi-role aircraft (MMF) is marking an important milestone on Tuesday (30 June 2020), as the first of the eight aircraft in the fleet landed at the main operating base in Eindhoven, the Netherlands. The aircraft, an Airbus A-330, arrived from the production facility in Getafe (Spain).

Google News

Durante sua tradicional live de quinta-feira, o Presidente da República Jair Bolsonaro mencionou as necessidades da FAB “no tocante” ao transporte de cargas de alta tonelagem, e anunciou a aquisição de 2 aeronaves A330 MRTT para a instituição.

“Estamos buscando uma maneira de atender a Força Aérea, são dois aviões de carga Airbus A330, dois aviões de carga que nós não temos. Olha a dificuldade que é pra levar oxigênio lá pra Manaus, tem que pegar avião de pequeno porte da Força Aérea porque faltam aviões de carga” – Disse Bolsonaro.

Não é de hoje que a FAB possui a necessidade de aeronaves multifuncionais para transporte de grande tonelagem.  Em tempos passados o Esquadrão Corsário operava os Boeings 707, apelidados de “Sucatões”, aposentados dado o fim de suas vidas-úteis. 

Parte das necessidades da FAB nesta área foi suprida pelo arrendamento de um Boeing 767, que serviu à instituição recentemente. O contrato de 2 anos findou-se e não foi renovado.

A FAB possui em sua gama de aeronaves os cargueiros C-130 Hércules e as 4 unidades do nacional Embraer KC-390, porém ainda há a necessidade de se operar aeronaves maiores para o transporte de cargas e tropas, além da necessidade de se possuir meios em prontidão para operação em momentos de emergência como o cenário atual, em que voos da FAB estão ocorrendo em escala 24/7 atendendo as demandas por insumos contra a COVID-19 principalmente na região norte. 

O Presidente não afirmou de onde os aviões virão, nem quando chegarão, mas especula-se que podem ser oriundos da RAF, onde operam sob a denominação “KC-2 Voyager”. 

O Airbus A330 MRTT (Multi Role Tanker Transport) é baseado na plataforma do A330 comercial, e é fornecido pela Airbus Military.

Mais informações em breve.



Receba nossas notícias em tempo real nos seguindo pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!

Assista nosso último episódio: