Presidente Bolsonaro anuncia a pretensão de compra de 2 Airbus A330 MRTT para a FAB

As aeronaves devem servir o transporte de cargas de alta tonelagem, como nas missões de transporte de cilindros, vacinas e insumos pertinentes ao momento atual.

blank
Uma das possibilidades cogitadas, é a compra de duas aeronaves Airbus A330 MRTT

Google News

Durante sua tradicional live de quinta-feira, o Presidente da República Jair Bolsonaro mencionou as necessidades da FAB “no tocante” ao transporte de cargas de alta tonelagem, e anunciou a aquisição de 2 aeronaves A330 MRTT para a instituição.

“Estamos buscando uma maneira de atender a Força Aérea, são dois aviões de carga Airbus A330, dois aviões de carga que nós não temos. Olha a dificuldade que é pra levar oxigênio lá pra Manaus, tem que pegar avião de pequeno porte da Força Aérea porque faltam aviões de carga” – Disse Bolsonaro.

Não é de hoje que a FAB possui a necessidade de aeronaves multifuncionais para transporte de grande tonelagem.  Em tempos passados o Esquadrão Corsário operava os Boeings 707, apelidados de “Sucatões”, aposentados dado o fim de suas vidas-úteis. 

Parte das necessidades da FAB nesta área foi suprida pelo arrendamento de um Boeing 767, que serviu à instituição recentemente. O contrato de 2 anos findou-se e não foi renovado.

A FAB possui em sua gama de aeronaves os cargueiros C-130 Hércules e as 4 unidades do nacional Embraer KC-390, porém ainda há a necessidade de se operar aeronaves maiores para o transporte de cargas e tropas, além da necessidade de se possuir meios em prontidão para operação em momentos de emergência como o cenário atual, em que voos da FAB estão ocorrendo em escala 24/7 atendendo as demandas por insumos contra a COVID-19 principalmente na região norte. 

O Presidente não afirmou de onde os aviões virão, nem quando chegarão, mas especula-se que podem ser oriundos da RAF, onde operam sob a denominação “KC-2 Voyager”. 

O Airbus A330 MRTT (Multi Role Tanker Transport) é baseado na plataforma do A330 comercial, e é fornecido pela Airbus Military.

Mais informações em breve.



Receba nossas notícias em tempo real nos seguindo pelos aplicativos de mensagem abaixo:

blank
blank

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!

Assista nosso último episódio: