Presidente da ABIMDE recebe Medalha Mérito Tamandaré

O evento aconteceu na sede do 8º Distrito Naval (8° DN), em São Paulo

blank

O presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), Dr. Roberto Gallo, recebeu nesta sexta-feira (11) a Medalha Mérito Tamandaré, uma das mais tradicionais e importantes condecorações da Marinha do Brasil (MB).

O evento aconteceu na sede do 8º Distrito Naval (8° DN), em São Paulo. Gallo recebeu a medalha do comandante do 8º DN, Vice-Almirante Sergio Fernando de Amaral Chaves Junior. Ele frisou que a condecoração é um reconhecimento dos serviços prestados pela ABIMDE para o país, incluindo as Forças Armadas.

“Como a representante das empresas de Defesa e Segurança do país, atuamos com afinco para o crescimento do setor. E isso inclui um trabalho de parceria e aproximação com a Marinha do Brasil. É um trabalho árduo, mas que gera bons resultados para todos. E a condecoração é um sinal de que estamos no caminho certo”.

Mérito Tamandaré

blankA Medalha Mérito Tamandaré foi criada pelo Decreto n° 42.111, de 20 de agosto de 1957, com o objetivo de agraciar as autoridades, instituições e personalidades civis e militares que tenham prestado serviços relevantes ao país e colaborado para o fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil.

O nome da condecoração é uma homenagem ao Patrono da Marinha, o Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré. Ele teve participação ativa nas guerras de independência, que consolidaram a emancipação do Brasil contra tropas portuguesas.

A Cerimônia de Imposição da Medalha Mérito Tamandaré é realizada anualmente em alusão ao Dia do Marinheiro, celebrado no dia 13 de dezembro. Esta data foi escolhida por ser o dia de nascimento do Patrono da Marinha.

  • Com informações da agência Rossi Comunicação