Presidente da República participa de reunião sobre “Operação Amazônia Azul – Mar Limpo é vida”

O presidente da República, Jair Bolsonaro, esteve nesta segunda-feira (04) no Ministério da Defesa (MD) para se atualizar sobre o andamento da Operação Amazônia Azul – Mar Limpo é vida.

Em reunião, foi ressaltada a atuação, as perspectivas para os próximos passos, as investigações e demais atividades das Forças Armadas no combate às manchas de óleo no litoral do Nordeste. O presidente também participou de uma videoconferência com os coordenadores regionais.

Em seguida, o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, proferiu as palavras iniciais da coletiva de imprensa, relatando o esforço conjunto dos governos federal e estadual, do Ministério do Meio Ambiente, de organizações e de voluntários.

“Quero ressaltar que as operações são conjuntas, não tem protagonista, o protagonista é o Brasil. A parceria de todos tem sido muito importante. Estamos aperfeiçoando os processos em relação à coordenação da operação, ao comando e controle”, afirmou o ministro.

Ele destacou ainda que o trabalho é feito em três vertentes e o controle operacional foi transferido para Brasília. “A primeira vertente é a busca do responsável pelo crime ambiental, na qual estamos avançando nas investigações junto com a Polícia Federal.

Outra vertente é a contenção, em que buscamos identificar por mar e por terra as manchas de óleo. E a terceira fase é a contenção de danos, quando esse óleo chega a praia”, explicou o ministro Fernando Azevedo e Silva.

Participaram da entrevista coletiva, o Comandante de Operações Navais da Marinha e coordenador da Operação Amazônia Azul, Almirante de Esquadra Leonardo Puntel, o encarregado das investigações pela Polícia Federal, delegado Franco Perazzoni, o representante do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Fernando Passos, e o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Eduardo Bim.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Por Mariana Alvarenga da Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) do Ministério da Defesa Fotos: Alexandre Manfrim/MD


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below