Presidente Jair Bolsonaro realiza visita a bordo de submarino nuclear da Marinha dos EUA

O presidente foi convidado pelo embaixador dos EUA no Brasil, a conhecer o submarino USS Vermont, se tornando o primeiro estadista brasileiro a embarcar em um submarino nuclear

Google News

O presidente da República, Jair Bolsonaro, por ocasião da cerimonia “Dia do Marinheiro-Prosub 2020” foi convidado pelo embaixador dos EUA no Brasil, Todd Chapman, a conhecer o submarino de ataque rápido USS Vermont (SSN 792), desta forma o presidente é o primeiro estadista brasileiro a embarcar em um submarino nuclear dos EUA.

O submarino fez uma breve parada no Complexo Naval de Itaguaí, para celebrar os avanços da Marinha do Brasil (MB) no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB); o batismo e lançamento ao mar do submarino Humaitá (S41) e as novas etapas do submarino Tonelero (S42).

Durante a visita a bordo, o embaixador levou o presidente Bolsonaro a um tour pelo submarino, reafirmando a já estreita história de colaboração entre os países na área militar.

Para Todd Chapman, a visita atesta o compromisso comum de EUA e Brasil em uma parceria que contribui para fortalecer a segurança dos dois países, assim como de todo hemisfério.

“Tive o prazer de ver, em primeira mão, junto com o presidente Bolsonaro, a tecnologia e capacidades de última geração dessa embarcação e de reiterar ao mais alto nível do governo nosso comprometimento na parceria com o Brasil”, disse.

O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, também acompanharam a visita.

O USS Vermont é um submarino de ataque rápido, da classe Virgínia, comissionado pelos EUA no dia 18 de abril de 2020 e é o 19º submarino desta classe em operação. Ele atuará na área operacional da 4ª Frota da Força de Submarinos dos EUA, que engloba Caribe, América Central e América do Sul.

Enquanto esteve na costa brasileira, o USS Vermont conduziu exercícios de guerra anti-submarinos com o submarino brasileiro Tupi (S30), de patrulha marítima e com aeronaves de reconhecimento.

As operações marítimas conjuntas dos EUA e Brasil constroem parcerias duradouras com o objetivo de fortalecer a segurança e promover paz, estabilidade e prosperidade na região.

O comandante da Força de Submarinos dos EUA, vice almirante Daryl L. Caudle, também presente no evento, parabenizou a MB pelo progresso:

“O PROSUB desempenha um papel importante no fortalecimento dos nossos laços bilaterais e no estabelecimento da segurança regional como um todo. Seguiremos trabalhando juntos para alcançar nossos objetivos comuns, visando a melhoria da nossa eficácia submarina”.

  • Com informações e fotos da Embaixada dos EUA no Brasil


Receba nossas notícias em tempo real nos seguindo pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!

Assista nosso último episódio: