Presidente turco não descarta compra de sistemas Patriot junto aos EUA

Apesar de manter o acordo com a Rússia, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, não descarta comprar sistemas de defesa antiaérea Patriot. Antes da formalização de compra da Turquia a compra dos sistemas russos S-400, os EUA fizeram uma oferta de venda de sistemas Patriot em uma tentativa de impedir o acordo com a Rússia.

O presidente turco havia declarado antes de sua visita aos EUA que a ideia de seu governo era de comprar os sistemas Patriot “não estava fora da mesa”. Entretanto, para que um acordo fosse viável, os EUA deveriam fazer algumas concessões, segundo informa o Daily Sabah.

“Se as nossas condições forem cumpridas, podemos considerar a compra deles, isso também está na agenda dos EUA”, afirmou Erdogan. Embora Erdogan não tenha revelado quais seriam as condições, ele afirmou que as condições de um potencial acordo deveriam “pelo menos igualar as dos S-400” para ele poder ser firmado entre os dois Estados.

A compra dos sistemas russos pela Turquia gerou certa tensão entre os dois páises, já que os EUA tentaram de todas as formas impedir o acordo, chegando inclusive a ameaçar o governo turco com sanções e suspensão da entrega dos caças F-35 aos turcos. Apesar da insistência a Turquia não quebrou seu contrato com a Rússia.

  • Com agências internacionais


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below