Primeiro avião militar do mundo entrava em serviço em 2 de agosto de 1909

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Imagem via USAF Museum.

O Wright Model A foi a primeira aeronave produzida em série pelos Irmãos Wright a partir de 1906. Ele era uma evolução do Flyer III de 1905.

Foram construídas duas unidades desse modelo específicamente para demonstrações militares, designadas como: Military Flyer, uma em 1908 e outra em 1909.

O Wright Military Flyer chega à Fort Myer em uma carroça atraindo a atenção do público.

Os Wright construíram sete exemplares do Model A na sua oficina de bicicletas entre 1906 e 1907. Um desses foi enviado à Le Havre em 1907 para que ele fosse demonstrado aos militares franceses, que já analisavam modelos como os de Bleriot e até o 14Bis de Santos=Dumont.

O Model A era equipado com um motor de 35 hp e acomodações para piloto e passageiro e uma nova disposição dos controles. Nos demais aspectos, ele era idêntico ao Flyer III.

O Model A foi a primeira aeronave que eles comercializaram, e o primeiro a ser produzido em série no Mundo. Além das sete unidades que os Wright produziram, eles venderam licenças de produção na Europa, sendo o maior número produzido na Alemanha pela Flugmaschine Wright GmbH, que construiu cerca de 60 exemplares.

O Military Flyer

O Military Flyer de 1909 foi uma variante única do Model A construída pelos Wright. Com as asas encurtadas em 60 cm e o mesmo motor usado no Wright Military Flyer de 1908, destruído em Fort Myer, ele diferia do Model A padrão em tamanho e era mais veloz.

Essa variante foi demonstrada em Fort Myer (Virginia) a partir de 28 de Junho de 1909 para a Divisão Aeronáutica do Exército dos Estados Unidos, que ofereceu um contrato de $ 25.000 ($ 656.204 em dólares de 2008) por uma aeronave capaz de voar a 64 km/h com duas pessoas a bordo percorrendo mais de 200 km.

Depois de testes rigorosos o Army Signal Corps aceitou a aeronave com a designação “Signal Corps (S.C.) No. 1”, em 2 de Agosto de 1909, pagando aos irmãos Wright $ 30.000 ($ 787.444 em dólares de 2012).

A intenção do U.S. Army na época era usar a aeronave inicialmente como observadora avançada de campo de batalha, e eventualmente seria equipada com uma metralhadora giratória para atacar tropas e objetivos no solo. Já existia a idéia de usar a aeronave como bombardeiro, mas a relação Peso X Potência da aeronave mal permitiria uma carga adequada de bombas que pudesse ser significativa em batalha.

Abaixo, algumas fotos da réplica em exibição no USAF National Museum:

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NOTAS TÉCNICAS:
Motor: Wright de 4 cilindros de 30,6 hp
Velocidade máxima: 42 mph
Resistência máxima: 1 hora
Extensão: 36 pés 6 pol.
Comprimento: 28 pés 11 pol.
Altura: 7 pés 10 1/2 pol.
Peso : 740 libras.

  • Fonte: com textos adaptados via The Air Force Historical Support Division /USAF National Museum (nationalmuseum.af.mil), via redação Orbis Defense Europe.