Primeiro caça Gripen F da Força Aérea Brasileira entra em processo de construção

Foto: Marcos Corrêa/PR

O primeiro caça Gripen F da Força Aérea Brasileira (FAB), começou a tomar forma nesta semana, quando a empresa sueca Saab realizou o primeiro corte de metal para a versão Biplace (dois lugares) na fábrica de Linköping, na Suécia.

Ao contrário do Gripen E, que é um monoposto (um lugar) e deve começa a chegar ao Brasil a partir de 2021, o Gripen F encontra-se em um estágio anterior já que fora desenvolvido todo um sistema para o segundo piloto, praticamente do zero a pedido do Brasil.

A primeira peça cortada para o novo modelo será usada na seção de dutos de ar, localizada logo atrás do cockpit da aeronave. “Este foi um trabalho de equipe onde tivemos muitas pessoas dedicadas, tanto na Suécia como no Brasil, construindo o caminho para este importante marco da nova versão do Gripen. Estes marcos são momentos especiais devido a sua raridade e faz com que estejamos realizados”, avaliou o chefe da Saab Aeronautics, Jonas Hjelm.

Durante a 12ª LAAD Defence & Security, ano passado no Rio de Janeiro, o presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, Jackson Schneider, destacou o Gripen F é um projeto que saiu praticamente do zero e conta com quase 50% de tecnologia de Brasil e Suécia.

Na ocasião, ele detalhou que não são poucos os itens que mudam entre os dois modelos do Gripen: adição do assento traseiro no cockpit; sistema de oxigênio, telas e comandos; adaptação do sistema de energia elétrica; redesenho da seção das tomadas de ar; redesenho da extensão da fuselagem dianteira; e rearranjo aviônicos e das instalações elétricas.

O total de aeronaves encomendados pela FAB sõ para 28 caças Gripen E, que começarão a serem entregues a partir de 2021 (o primeiro caça já realiza voos de teste), e mais oito caças Gripen F, com entregas previstas para começar a partir de 2023.

Parte da produção dos aviões será na Suécia, enquanto outra parte se dará na planta da Embraer em Gavião Peixoto, interior de São Paulo.





Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below