Primeiro do voo do F-39E no Brasil Completa 1 Ano

blank
Priemiro voo do F-39 Gripen em território brasileiro.. O voo foi um traslado entre o aeroporto de Navegante/SC (NVT/SBNF) e o aeroporto de Gavião Peixoto (GPX/SBGP), onde fica localizada uma das fábricas da EMBRAER. https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/36312/GRIPEN%20-%20F-39E%20Gripen%20realiza%20primeiro%20voo%20em%20espaço%20aéreo%20brasileiro

Hoje, dia 24 de setembro de 2021, completa um ano do voo do primeiro Gripen NG no Brasil.

A Notícia: “Dia 20 de Setembro o 4100 finalmente chegou no Brasil.”

Depois de sua chegada no Brasil a bordo no Navio navio Elke, de bandeira de Antígua e Barbuda, foram apenas quatro dias de preparação para colocar a aeronave em condições de voo. Estando a aeronave no Aeroporto de Navegantes o voo de  translado até Gavião Peixoto/SP  foi de responsabilidade da SAAB por intermédio de seu foi  piloto de testes, o Marcus Wandt. Assim no 24 de Setembro de 2020, decola do Aeroporto de Navegantes em direção a unidade industrial da EMBRAER em Gavião Peixoto no interior de São Paulo a aeronave F-39E 4100 escoltada por duas aeronaves F-5EM e F-5FM, sendo este um momento histórico para FAB.

A bordo de uma aeronave F-5FM, que é a versão bi-place, o fotógrafo militar Johnson Barros cumprindo missão da Agência Força Aérea fazendo belíssimas imagens que nos permitiram ver a união de dois grandes projetos de aeronaves que defenderão o espaço aéreo brasileiro pelos próximos anos.

Por mais de 45 anos junto a outros projetos o F-5 Tiger cumpre a missão de garantir a Soberania Aérea do Brasil e neste momento se une ao mais novo elo de defesa aérea: o F-39E.

Veja o vídeo da época, feito em parceria com Dedesa.Tv, com créditos das filmagens da SAAB e Força Aérea Brasileira.

A grande notícia é que podemos ver a evolução do projeto Gripen na realização de diversos teste na sede da Embraer em Gavião Peixoto, muitos destes noticiados aqui no site. A integração das equipes de engenheiros da Suécia e do Brasil tem atribuído resultados positivos que remontam a essência da transferência de tecnologia e estimulo da Industria Aeronáutica Brasileira.

Grandes Acontecimentos: 

O primeiro voo do piloto brasileiro, o Major Aviador Abdon de Rezende Vasconcelos, que voou no F-39E Gripen matrícula 4100, tornando-se o primeiro aviador da Força Aérea Brasileira a pilotar o novo caça brasileiro no país.

blank
Foto divulgação SAAB

 O Vice-Presidente de marketing e vendas da área de negócios aeronáuticos da Saab, Mikael Franzén, em entrevista, informou que dois dos quatro primeiros caças de produção em série já estão prontos e serão enviados ao Brasil no final de novembro, também por via marítima.

blank
Imagem de Divulgação SAAB

A próxima noticia tão esperada é a entrega do primeiro Gripen para Força Aérea Brasileira.  Fato que pode ocorrer no dia 23 de Outubro. Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira.

Importante dizer que não existe dados oficiais com relação a primeira entrega, mas existe sim, uma grande expectativa que este fato Histórico ocorra nesta data tão importante para FAB.

Por hora iremos continuar acompanhando a trajetória deste grande projeto de aeronave que trará novas capacidades operacionais e colocará um Brasil num seleto grupo de operadores de caças de quarta geração.

Fonte: fab.mil,  saab.com e embraer.com.br

Luiz Carlos Jr

Entusiasta da Aviação.

@revistaverticalplus

www.verticalplus.com.br – Revistas eletrônicas grátis sobre aviação.

aviação, embraer, saab, gripen, asas, transporte, vertical, inspeção, manutenção, militar, brasil, voo, santos, dumont, aniversário, paixão, aviões, aircraft, aviation, aereo, força, aérea, brasileira, modernização, Brasília, veteranos, aeronaves, indústria, brasil, nacional, air force

 

Seu canal de notícias está aqui! DefesaNews !