Primeiro H-145 “retrofitado” realiza giro no solo em Itajubá-MG

blank

Google News

Por Anderson Almeida da Silva

O helicóptero  modelo BK-117 D2, de prefixo “PT-EGB” denominado comercialmente como H145 pelo fabricante, fabricado no ano de 2018, esta na Helibras passando por um retrofit, evoluindo para o padrão BK-117D3, que em sua versão melhorada possui cinco pás no rotor principal.

Este é o primeiro retrofit nacional e terceiro no mundo! O primeiro D3 girando no Brasil e provavelmente será o primeiro a voar.

Durantes os ensaios no solo, que flagramos acidentalmente na tarde do dia 9, por volta das 15:40, pudemos notar que a aeronave com cinco pás no rotor principal, ficou extremamente silenciosa.

blank

A diferença visível entre um “D2” e um “D3”, são os números pás no rotor principal, quatro e cinco pás respectivamente, o D3 praticamente não tem cabeça no rotor tradicional, “quase que literalmente” as pás do rotor principal são conectadas ao eixo do rotor.

 Em consulta por modelo BK117 D-3, realizada no site da ANAC, encontramos 10 prefixos: PRHAJ, PSBJS, PSCAR, PSCEM, PSHAH, PSHAI, PSIFF, PSJAQ, PSLLT e PSVEN. 

Sendo o PS-HAI o primeiro D3 de fabrica, ou seja, maquina nova, ele ainda esta sendo montado e deve voar nas próximas semanas. Segundo informações, a meta é entregar seis unidades desse novo modelo ainda esse ano, podendo sofrer alterações no cronograma devido às restrições impostas pela pandemia.

Abaixo, uma filmagem exclusiva do momento do giro da aeronave:

Galeria de fotos:



Receba nossas notícias em tempo real nos seguindo pelos aplicativos de mensagem abaixo:

blank
blank

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!

Assista nosso último episódio: