Primeiro protótipo do caça de 5ª geração Sul Coreano será apresentado em abril

A empresa aeronautica Korea Aerospace Industries (KAI) planeja lançar o protótipo do primeiro caça de fabricação total nacional no próximo mês

blank

De acordo com o site Defence Blog, a agência de aquisição de armas revelou que a Korea Aerospace Industries (KAI) está pronta para lançar o protótipo de seu primeiro caça de 5ª Geração, conhecido como Korean Fighter eXperimental (KF-X).

O  Chefe do Programa de Aquisição de Defesa do projeto KF-X, Jung Kwang-sun, disse que o evento de lançamento planejado será um “momento marcante” para o país e a indústria aeroespacial.

blank“Depois de trabalharmos até agora apenas com o projeto, teremos algo que podemos realmente ver e testar, se o que temos estudado realmente funciona”, disse Jung a repórteres na sede da KAI na cidade de Sacheon, sul do país.

O governo Sul Coreano vem trabalhado no projeto de desenvolvimento de caças de 5ª geração desde o final de 2015, para substituir a frota envelhecida de caças F-4 e F-5 de sua Força Aérea.

Um total de seis protótipos estão nos estágios finais de montagem na sede da KAI em Sacheon, província de Gyeongsang. Os primeiros voos de teste serão realizados no próximo ano, logo após os testes em solo serem realizados, após o lançamento em abril.

blankO primeiro voo está previsto para ocorrer em julho de 2022, após um ano de testes em solo. O 2º e 3º protótipos terminarão a montagem no final do ano e o 4º, 5º e 6º no próximo ano.

Autoridades expressaram grandes expectativas, de que os caças KF-X, irão competir no mercado global com caças de 5ª geração, como os F-35 e F-22 da Lockheed Martin, com base na competitividade de preço e tecnologia.

De acordo com o KAI, o KF-X foi projetado como um jato de 4.5 geração, cujo hardware e plataforma básicos poderiam ser usados ​​para posterior desenvolvimento e conversão em um jato de 5ª geração com tecnologias “stealth” aprimoradas.

  • Fonte: Defence Blog
  • Tradução e Adaptação: DefesaTv