Prof. Edson Schettine de Aguiar, neste dia 24 de agosto, deixa este mundo terreno para a eternidade.

Prof. Edson Schettine de Aguiar, neste dia 24 de agosto, deixa este mundo terreno para a eternidade.

Nesta foto acima o Prof. Edson Schettine de Aguiar e sua filha, Dra Adriana Cavalcanti de Aguiar.

 

Prof. Edson Schettine de Aguiar um Esguiano de 1986, Amigo da Marinha – Fundador e Conselheiro da SOAMAR/RIO encontra-se no reino eterno com seu genitor o Patrão Mor Aguiar.

Com a devida aquiescência da Sociedade dos Amigos da Marinha do Rio de Janeiro – SOAMAR/RIO neste relevante texto do Prof. Israel Blajberg – 1º Diretor de Divulgação, esta “Terra da Luz” e do Patrono da Infantaria do Exército Brasileiro, Brigadeiro Antônio Sampaio, atestamos similarmente as nossas condolências a ilustre família Aguiar.

Este nobre amigo da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra -ADESG, SOAMAR, ROTARY, Folha militar, universidades e Associação Brasileira de Relações Públicas estão em luto como centenas de pessoas que lembram deste cidadão de elevado quilate.

Ao nosso emérito relações públicas da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, Prof. Edson Schettine de Aguiar, nossos agradecimentos por partilhar de sua convivência fraterna, nossas continências e toque de silencio por este momento. A Bandeira da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra no Estado do Ceará, esta içada ao meio de seu mastro em sinal de respeito à esta honrada personalidade falecida.

Agregamos nossos sentimentos, expondo a pertinente mensagem da SOAMAR/RIO retratando identicamente a ADESG do Ceará.

A SOAMAR/RIO participa o falecimento hoje 24/ago/2020 no Rio de Janeiro, de seu fundador e conselheiro, o estimado Prof. Edson Schettine de Aguiar, aos 85 anos, destacado professor universitário, advogado e relações públicas.  Autor de livros e artigos em periódicos, muito colaborou na ADESG, SOAMAR, ROTARY e Folha Militar, entre outras entidades, lecionou na Universidade Gama Filho e Faculdades Hélio Alonso, sendo um dos primeiros profissionais de Relações Públicas registrados no CONREP, tendo sido Presidente da Associação Brasileira de Relações Públicas. Foi diplomado pela ESG, CAEPE 1986, e era um vibrante antigo aluno do CPOR/RJ, Turma de Infantaria de 1955, chegando ao posto de Capitão R/2. Pelos seus elevados méritos recebeu a Medalha Amigo da Marinha, a Ordem do Mérito Naval, Medalha da Vitoria, Medalha Cordeiro de Farias da ESG, e outras importantes condecorações.

Natural do Ceará, era filho do Patrão-Mor José Maria de Aguiar, nascido no Ceará em 1886, na localidade de Ipaguassu-Mirim, distrito da cidade de Massapê, nas proximidades de Sobral, de quem herdou acendrado patriotismo e o amor pela Marinha do Brasil.  O Capitão-Tenente Patrão-Mor José Maria de Aguiar dedicou-se sempre com grande empenho a Marinha, com destacada atuação, tendo deixado um legado de méritos e realizações, após os mais de sessenta e dois anos de serviço, em sua profícua existência.

Sua Família instituiu em 1972 o Prêmio Patrão-Mor Aguiar com dois salários mínimos para a Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, cuja biblioteca tem o seu nome e, no mesmo valor, para Escola de Aprendizes Marinheiros de Santa Catarina, concedido ao melhor aluno do curso naquelas Escolas.

O já saudoso Professor Edson Schettine de Aguiar diligentemente orientou sua vida de educador a construir pontes: de conhecimento, de afeto e de respeito, em nome do entendimento, entre pessoas e grupos, no que foi
muito bem sucedido, como bem o definiu sua filha, a ilustre Professora e também Amigo da Marinha Dra Adriana Cavalcanti de Aguiar, ilustre médica-pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz.

Aos familiares e muitos amigos do estimado Prof. Schettine, a SOAMAR apresenta a expressão de sentidos pêsames, formulando votos de que a sua puríssima alma se incorpore à Corrente da Vida Eterna.

Prof. Israel Blajberg – 1º Diretor de Divulgação

Sociedade dos Amigos da Marinha do Rio de Janeiro – SOAMAR – Rio
Av. Rio Branco 43, – 10° andar – Centro – Rio de Janeiro – 20090-003

 

José Ananias Duarte Frota – Cel BM R1 – (ESG-CAEPE)

Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra no Estado do Ceará



Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

 

Caso deseje conversar com outros usuários escolha um dos aplicativos abaixo:



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail