O Programa de Recolocação Profissional do Corpo de Fuzileiros Navais é uma iniciativa voltada à empregabilidade, cujo propósito é facilitar a inserção dos Fuzileiros Navais licenciados do Serviço Ativo da Marinha no mercado de trabalho, disponibilizando para a iniciativa privada ou órgãos públicos os currículos dos militares cadastrados.
Público-alvo:
Cabos e Soldados do CFN licenciados ou em processo de licenciamento do Serviço Ativo da Marinha.
Inscrições para o Programa
Os militares interessados em se inscrever no Programa deverão preencher o Formulário de Inscrição Online.
Processo de avaliação para ingresso dos voluntários
O cadastro dos militares no PReP-CFN estará condicionado à inscrição voluntária e será precedido por avaliação da Comissão de Promoção de Praças (CPP). Para tanto, serão analisados os principais aspectos da carreira dos voluntários, de modo que o banco de dados disponibilizado à iniciativa privada conte com militares que bem representem os valores institucionais, tais como: responsabilidade e disciplina.
Empresas interessadas
As empresas que tenham interesse em participar do Programa requerendo a mão de obra existente no banco de dados, poderão entrar em contato com o CPesFN, por meio do telefone (21) 2126-5123. A equipe do Programa estará disponível para selecionar previamente os candidatos com o perfil correspondente aos postos de trabalho oferecidos pelas empresas, bem como o encaminhamento dos participantes.
Ponto de Contato do Programa
CF (FN) Renato
Fortaleza de São José – Ilha das Cobras, s/nº – Centro – Rio de Janeiro – RJ – CEP: 21091-000
Telefone: (21) 2126-5123
Sistelma: 8113 -5123
E-mail: [email protected]
Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano das Forças Armadas e ex-integrante de unidades especiais, com ampla experiência na cobertura de operações militares, treinamentos e atividades estratégicas das Forças Armadas brasileiras. Sua atuação combina expertise técnico-operacional com sólida formação civil voltada à comunicação em ambientes de defesa, incluindo capacitações específicas em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares realizados pelo Exército Brasileiro em diversos biomas do país, além de cursos no COPPAZNAV (Curso de Correspondente de Paz da Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltados à cobertura em áreas de conflito e operações de paz. É reconhecido por produzir conteúdos jornalísticos realistas, acessíveis e impactantes, contribuindo para a valorização institucional das Forças Armadas junto à sociedade civil. Em 2011, atuou diretamente na resposta ao desastre da Região Serrana do Rio de Janeiro, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro (RJ). Foi agraciado com as Medalhas Amigo da Marinha, Mérito Veterano da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira (AVFAB) e Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil. Atualmente é Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e do Defesa em Foco, coordenando reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional com linguagem ética, técnica e engajadora.