Programação especial marca comemorações dos 80 anos de criação da Escola Preparatória de Cadetes do Exército

Crédito: Paula Mariane, Sd Bernardino e Sd Peixoto

No dia 17 de setembro, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) completou 80 anos na missão de selecionar e preparar o futuro oficial combatente de carreira do Exército. Para comemorar a data festiva, no período de 8 a 18 de setembro, a EsPCEx realizou uma programação especial para festejar essa data marcante com o público interno e com a sociedade campineira.

Dando início às atividades, nos dias 8 e 9 de setembro, a EsPCEx apoiou a doação de sangue voluntária de seus militares e familiares, em parceria com o Hemocentro da Unicamp.

Os militares da escola participaram ativamente das comemorações com diversas competições esportivas tipicamente militares. Foram realizadas provas de orientação; corrida de revezamento, na qual o bastão era um fuzil; e natação com revezamento. As atividades esportivas tiveram um tom de integração, porém obedecendo às restrições impostas pela COVID-19 e proporcionando, dessa maneira, uma oportunidade de convivência amistosa e camarada da “família EsPCEx”.

As atividades do dia 17 começaram com uma formatura em homenagem à EsPCEx na Praça Cidade de Campinas. Durante a cerimônia militar, fez-se alusão ao aluno Silva, da 1ª Companhia, vencedor do Concurso Literário em comemoração aos 80 anos da EsPCEx.

Na sequência, foi realizado o tradicional plantio da muda de pau-brasil no Bosque das Tradições da EsPCEx, onde o Coronel Espínola, Comandante da Escola; o Coronel Cappellano, militar com mais tempo de serviço prestado na EsPCEx; o aluno Melnick, o mais jovem da turma de 2020; e o Soldado Mattos, praça mais distinta do corrente ano, plantaram juntos a muda, símbolo da renovação das gerações de militares sendo formados na instituição.

Encerrando o dia, foi realizada, no Salão Carlos Gomes, obedecendo às restrições impostas pela crise de saúde, a solenidade de entrega dos “Diplomas de Colaborador Emérito do Exército Brasileiro” e dos “Diplomas de Amigo da EsPCEx”. Os diplomas são uma distinção outorgada pelo Comandante do Exército e da escola, respectivamente, a personalidades civis e militares que se destacaram por terem contribuído, de alguma maneira, com o Exército Brasileiro e com a EsPCEx. Na oportunidade, realizou-se, também, o lançamento do livro “Escola Preparatória de Cadetes do Exército – 80 anos de história”, escrito pelo Coronel Jorge Luiz Pavan Cappellano.

Cultos católico, evangélico e espírita também foram realizados, materializando um momento de agradecimento e reflexão.

As comemorações do aniversário da escola são uma homenagem a todos aqueles que servem nessa instituição de ensino, mas também a todos que por lá passaram e àqueles que demonstram apreço pelo berço do oficialato e de futuros líderes do país.

Dessa forma, há 80 anos, a EsPCEx segue formando militares e cidadãos que carregam em suas veias os mais caros valores da Nação.

 

Fonte: EsPCEx


Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Ninguém do DefesaTV está autorizado a entrar em contato com os leitores. Caso deseje de alguma informação envie um e-mail [email protected]

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!