Protecta firma acordo com Firjan para inovação em proteção balística –

Data:

O Grupo PROTECTA, referência nacional em tecnologias de proteção balística, oficializou nesta terça-feira (2), durante a LAAD Defence & Security 2025, um acordo de cooperação técnica com a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro). A parceria estratégica visa o desenvolvimento de novas soluções em blindagem e materiais balísticos, com foco em inovação, sustentabilidade e ampliação da aplicação dessas tecnologias para outros setores industriais.

A cerimônia de assinatura ocorreu no estande da Firjan, com a presença do CEO da PROTECTA, Victor Gallo, e dos executivos Carlo Giordano e Paulo Furio, responsáveis pela área de pesquisa e serviços tecnológicos da Firjan. Segundo Gallo, a união entre a expertise industrial da Firjan e a capacidade de inovação da Protecta será fundamental para alavancar novos projetos com impacto direto na segurança pública, defesa e indústria automotiva. “Estar ao lado da Firjan é o caminho para se obter excelentes resultados. Vamos realizar diversos projetos para um bem comum”, afirmou.

Durante a feira, a Protecta apresentou novos trajes antibomba e de desminagem, os primeiros Produtos Estratégicos de Defesa (PED) certificados no Brasil neste segmento. Projetados para operações de alto risco, os trajes oferecem proteção balística superior com ergonomia e mobilidade aprimoradas. Outro destaque foi o colete balístico PRO-X LIGHT, que combina flexibilidade, leveza e proteção nível III-A, em conformidade com a norma NIJ 07.

A empresa também chamou atenção ao apresentar seu sistema de blindagem automotiva PRO-X, desenvolvido para veículos elétricos, que entrega resistência elevada com menor peso estrutural — uma vantagem fundamental para preservar a autonomia e o desempenho dos automóveis blindados.

O estande da PROTECTA vem atraindo representantes das Forças Armadas, forças policiais e delegações internacionais, interessados em tecnologias de proteção de última geração com selo brasileiro. A parceria com a Firjan reforça o compromisso da empresa com o avanço tecnológico e o fortalecimento da Base Industrial de Defesa nacional.

Fonte: B-11 Defense

Autor

  • marcelo barros

    Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

Poder de Prontidão: Fuzileiros Navais Aperfeiçoam Emprego de Blindados em Exercício Tático

O Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais (BtlBldFuzNav) realizará,...

A Importância de Pensar como um Preparador: Lições do Apagão na Europa

Na última semana, um apagão de grandes proporções atingiu...

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira,...

Marinha conclui sondagem e atualiza cartas náuticas de importante trecho no Marajó

A Marinha do Brasil (MB) anunciou, na última semana,...