Radioamadores exercitam estação de campanha em Rhône-Alpes

blank
Fotos por Yam Wanders.

Desde o primeiro confinamento e com o acontecimento de alguns incidentes de desastres naturais que isolaram pequenas vilas no sul da França ano passado, a atividade do radioamadorismo e operação em faixa do cidadão voltou a ter a devida importância junto a sociedade, em especial em regiões como a qual vivemos no Massif Central, o centro-leste da França conhecido por sua geografia montanhosa e vales profundos.

Apesar de uma certa retração no hobbye na Europa, que é enfim uma atividade de utilidade pública, o radioamadorismo e a faixa do cidadão tem seus defensores atuantes, para que a atividade continue apesar das tecnologias de comunicação modernas. Todos sabem que mesmo com as facilidades da era da internet, é uma questão de bom senso ter alternativas de comunicação em um mundo com constantes oscilações de situação…

Neste Domingo, 09 de Maio, o grupo de radioamadores e operadores CB “42ème fréquence” (42ª frequência) organizou um dia de “estação de campanha DX” no topo da vila de Saint Héand, região de Rhône- Alpesna, na França.

A princípio, uma “estação de campanha” é uma estação provisória, com o período de operação muito curto, geralmente um dia ou três no máximo dependendo das condições, e que, tem a intenção de ensaiar e treinar condições de mobilização de pessoal e material (logística) para uma eventual “expedição DX” ou outros tipos de operações previstas e imprevistas.

A atividade incial é o lazer e o exercício técnico do hobbye, mas por fim é o treino ou ensaio para eventuais operações de campanha, visando o auxílio para a população ou comunidades em situações de grande necessidade e utilidade pública, como por exemplo, atividades de apoio à Defesa Civil e Forças de Ordem locais em situações de crises e calamidades públicas.

Como estamos em bons tempos de paz, a atividade rendeu a presença de muitos radio-operadores e muitos contatos foram feitos com estações em diversas frequências graças à muito boa estrutura montada pelos membros do radio clube “42ème fréquence” (42ª frequência).

Os integrantes da estação de campanha (Em ordem alfabética):

  • Eric: F4D4T
  • Hervé: 14KM4201
  • Jerome:14FRS3281
  • Julien: 14OA506
  • Madg: 14MV42
  • Raymond:14KM4206
  • Tout Jaune: F8SWL/14OA516
  • Yves Marie: 14FRS3281
  • Yam Wanders (visitante) PU2YWX/PX2J5198

As condições atmosféricas

As condições atmosféricas foram um tanto rudes para esse início de primavera, pois nos dias anteriores aconteceram chuvas muito geladas, que resfriaram bem a temperatura ambiênte e intensificaram a umidade relativa do ar para aproximadamente 80% ( média considerada alta para a região), com uma mínima de 3C° ao amanhacer e média de 10C° durante o dia, com ventos de rajadas variando aproximadamente entre 10 e 40km/h a uma altitude de 850m acima do nível do mar.

O céu estava totalmente encoberto com o alcance da visibilidade de mais de 70km, mas com a base de nuvens cirrusstratus e stratos cumulus bem estratificada à uma altitude de aproximadamente 5200ft e com grande incidência de descargas elétricas que provocaram muita estática, mas que felizmente não provocaram incidências de raios ou outras descargas elétricas visíveis na região que causassem preocupações.

Felizmente o forte nevoeiro que aconteceu nos dois dias anteriores se dissipou com os fortes ventos, nos livrando de uma visibilidade reduzida para apenas 100 metros!

A estação

Haviam vários equipamentos à disposição na base de campanha, mas a principal foi operada pelo radioamador Hervé (14KM4201) com sua estação Yaesu FT991A, um microfone Gain Master, uma antena diretiva dipolo e uma vertical NR770.

O local

O local onde aconteceu a operação da estação de campanha do radioclube “42ème fréquence” (42ª frequência) foi o topo geográfico da vila de Saint Héand à uma altitude de 859 metros, na região de Rhône-Alpes, sendo a Ville de St Héand o 3° local mais alto da região do conhecido Vale du Forez, que é cercado pelas montanhas do Pierre-sur-Haute, com 1.680m de altitude, e o Mont Pilat com 1.450 metros de altitude.

A região também é conhecida por cer o quase centro do Massif Central, a região montanhosa da França, com topografia bastante variada de pequenas planícies chegando às montanhas da cadeia do Mont Blanc.

No local, quando em condições de bom tempo, pode-se ver a olho nú o topo dos vulcões de Auvergne e até mesmo a cadeia de montanhas do Mont Blanc, na fronteira com Itália e Suíça.

O topo de St Héand é uma das elevações do terreno da região de mais fácil e rápido acesso de diversos pontos da região do vale e da cidade de Saint Etienne, o que garante uma excelente cobertura da região e além, caso não seja possível subir aos pontos mais altos das montanhas que cercam o vale (Mont Pilat e Pierre-sur-Haute).

blank

Sobre o “DX”

“DX” é a abreviação de distância (Distance “X”). Dependendo da banda o termo DX terá diferente sentido. Em HF (160 a 10M), geralmente é ligado a contatos internacionais. Um radioamador que em HF faça um chamado “CQ DX” estará buscando uma estação estrangeira.

Para VHF o chamado “CQ DX” corresponde a chamadas cujos contatos dependendo da banda podem ter respostas de estações a mais curta distância, com exceção dos 6M que tem alcance mundial.

A atividade de caça a contatos sejam a larga ou curta distância cada dia ganha mais adeptos. Para tal é preciso que os contatos sejam estabelecidos dentro de uma ética operacional visando melhor aproveitamento para o DX.

A troca de cartões QSL’s visando a confirmação dos QSO’s, é também uma prática comum entre os praticantes do DX, sendo considerada a cortesia final dos contatos. Tais cartões além da comprovação de havermos contatado determinada estação,em determinado local, podem ser úteis aos radioamadores para obtenção de diplomas, certificados e até em alguns países para ingresso ao radioamadorismo ou ascensão de classe.

Observe as regras do radioamadorismo em seu país, as limitações de sua licença, escolha uma frequência livre, chame “CQ DX” e boa sorte na caçada.

Agradecimentos:

Agradeço aos integrantes do radioclube “42ème fréquence”, que me acolheram muito bem depois de um contato inicial via rádio, pelo canal 27 da faixa do cidadão com o rádio que tenho instalado no meu carro, que aconteceu por acaso da sorte quando eu saí para uma tarde de fotografias na natureza.

Acompanhe as atividades do radioclube “42ème fréquence” (42ª frequência):

https://42emefrequence.fr/

https://www.facebook.com/42%C3%A8me-fr%C3%A9quence-107022830866466

[email protected]

Saiba mais sobre atividades de radioamadores na sociedade:

Rádio-amadores e Faixa do Cidadão em atividade durante quarentena na Europa

Canadá: Radioamadores montam rede de dados para uso em emergências

Aeronave-ambulância recebe apoio de radioamadores após perder contato via rádio com controle aéreo

Piloto que sobreviveu por 36 dias na mata após queda de avião foi resgatado pelo GRAESP