Regimento Sampaio se torna 1ª unidade de Infantaria Mecanizada do Comando Militar do Leste

O “Regimento Sampaio”, realizou no dia 9 de julho de 2019 formatura para oficialização da  transformação do 1° Batalhão de Infantaria Motorizado, para Mecanizado (Escola), 1º BI Mec (Es). Com a mudança, o Batalhão tornou-se a primeira unidade de Infantaria Mecanizada do Comando Militar do Leste (CML).

O evento teve a inauguração da nova fachada do Batalhão e da placa comemorativa à efeméride. Para simbolizar a alteração, foi entregue a boina preta, símbolo das tropas mecanizadas, ao Adjunto de Comando do Batalhão, o Subtenente Alves, praça mais antiga da unidade.

Estiveram presentes à formatura o Comandante Militar do Leste, General de Exército Júlio Cesar de Arruda; o Comandante da 1ª Região Militar, General de Divisão Fernando José Sant’Ana Soares e Silva; o Comandante da 1ª Divisão de Exército, General de Divisão William Georges Fellipe Abrahão; o Comandante do 1º BI Mec (Es), Tenente-Coronel de Infantaria Rodrigo Tramontini Fernandes; e demais Oficiais-Generais e comandantes de organizações militares da Guarnição do Rio de Janeiro.

Também abrilhantaram o evento os Tenentes Juventino e Candido, ex-combatentes que integraram o Regimento Sampaio na Força Expedicionária Brasileira (FEB). O 1º BI Mec, uma das mais tradicionais unidades da Força Terrestre, possui um grande legado histórico, angariado ao longo de 178 anos.

Em sua História, destacam-se as participações heroicas na Guerra da Tríplice Aliança, na Revolta Paulista e na Revolução Constitucionalista. Em 1944, aquela organização militar contribuiu com 3.432 militares para compor a FEB durante a Segunda Guerra Mundial.

  • Com informações do CML, por: Ten Hosana/Fotos: Cb Francilaine


Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Ninguém do DefesaTV está autorizado a entrar em contato com os leitores. Caso deseje de alguma informação envie um e-mail [email protected]

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!

1 COMENTÁRIO

  1. Se fosse possível postar algo que lembra o 21batalhao infantaria regimento Sampaio 1975 ano que tive orgulho de pertencer a tropa , comandante do regimento era o coronel Morais José Carvalho lopes e do meu batalhão era coronel Henrique Lustosa Cavalcante eu soldado 2094 Molina ,seria muito bom relembrar alguns fatos,fotos, etc… Grato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here