Reino Unido envia o destróier HMS Defender ao estreito de Ormuz

A Real Marinha Britânica (Royal Navy) está enviando um terceiro navio de guerra, o destróier HMS Defender, ao estreito de Ormuz a fim de garantir a passagem segura da marinha mercante em meio às crescentes tensões com o Irã.

“Onde quer que o estandarte vermelho tremule ao redor do mundo, o Reino Unido espera proteger a liberdade de navegação sempre onde esta seja contestada”, declarou o Secretário de Defesa do Reino Unido, Ben Wallace.

Os navios britânicos HMS Kent e HMS Montrose já foram enviados para a região e já estão realizando o patrulhamento do estreito. Os envios atende ao pedido feito pelos EUA, que no mês passado, sugeriu o estabelecimento de uma coalizão marítima internacional para patrulhar o Golfo e “garantir a liberdade de navegação” na região.

No início do mês, as autoridades do Reino Unido disseram ter ordenado que a Marinha Real acompanhasse navios de bandeira britânica no Estreito de Ormuz para garantir a segurança de navegação.

As tensões no estreito de Ormuz e no golfo Pérsico aumentaram no início deste ano depois que petroleiros comerciais foram atacados na região. Os EUA culparam o Irã por esses ataques. Teerã, por sua vez, alegou que os ataques serviram de pretexto para Washington e seus aliados ampliarem presença militar na região.

  • Com agências internacionais


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below