Relatório de gestão da Marinha do Brasil aponta avanços e desafios para a soberania no mar

Data:

A Marinha do Brasil divulgou, neste mês, seu Relatório de Gestão de 2024, onde apresenta as principais ações desenvolvidas ao longo daquele ano para a defesa da soberania nacional e a segurança nas águas jurisdicionais. No documento, a Força Naval também expõe os desafios enfrentados para desempenhar plenamente seu papel estratégico na defesa do País e no cumprimento de suas atribuições constitucionais.

Ao longo de 2024, a Marinha avançou significativamente em seus programas estratégicos, como o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), o Programa Nuclear da Marinha (PNM) e o Programa de Obtenção de Navios-Patrulha (PRONAPA). Entre os destaques, o Relatório aponta a entrega do submarino convencional diesel-elétrico tipo Scorpene “Humaitá” e o lançamento do “Tonelero” e da primeira fragata das quatro previstas no Programa Fragatas Classe “Tamandaré” (PFCT).

Em sua prestação de contas anual, a Marinha do Brasil lembrou o trabalho desempenhado nas operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), com foco nas ações contra o tráfico de drogas e o apoio a populações vulneráveis, como nas operações “Pantanal II” e “Taquari II”, além do marco histórico de inclusão de mulheres em todos os seus Corpos e Quadros, com formação das primeiras mulheres Soldados Fuzileiros Navais.

Desafios

Entretanto, o Relatório também evidencia os desafios enfrentados pela Força Naval devido às restrições orçamentárias e à obsolescência de equipamentos, que exigem esforços para a modernização e a recomposição das capacidades operacionais. Segundo o documento, a limitação orçamentária prejudicou a evolução dos projetos, o fortalecimento da Base Industrial de Defesa e o estímulo à geração de empregos diretos, indiretos e induzidos.

A despeito das tarefas executadas, os desafios impostos pelo cenário fiscal durante o ano de 2024 exigiram esforços diligentes e contínuos para a adequação das despesas à menor dotação  orçamentária discricionária dos últimos dez anos”, afirma o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen.

Confira o Relatório de Gestão de 2024 do Comando da Marinha na íntegra clicando aqui.

. . .

Fonte: Agência Marinha

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

Poder de Prontidão: Fuzileiros Navais Aperfeiçoam Emprego de Blindados em Exercício Tático

O Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais (BtlBldFuzNav) realizará,...

A Importância de Pensar como um Preparador: Lições do Apagão na Europa

Na última semana, um apagão de grandes proporções atingiu...

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira,...

Marinha conclui sondagem e atualiza cartas náuticas de importante trecho no Marajó

A Marinha do Brasil (MB) anunciou, na última semana,...