Resolução 1325 da Agenda Mulheres, Paz e Segurança completa 20 anos

Sua criação incentivou o aumento do número de mulheres desdobradas em Operações de Manutenção da Paz, proporcionando o emprego decisivo do componente feminino em áreas críticas

Google News

Em 31 de outubro de 2000, o Conselho de Segurança da ONU aprovou a histórica Resolução N° 1325, dando início à Agenda Mulheres, Paz e Segurança (“WPS”, sigla em inglês).

O presente documento apresentou a importância da maior participação das mulheres na construção da paz, a proteção das violações dos direitos humanos, dentre outras deliberações.

As Nações Unidas, a partir desta Resolução, vêm incentivando o aumento do número de mulheres desdobradas em Operações de Manutenção da Paz (OMP) nos componentes militar, policial e civil, contribuindo para o sucesso na implementação dos diversos mandados atualmente em vigor nas missões de paz.

Ao serem desdobradas, tem sido verificado o aumento da eficácia, da acessibilidade, do desempenho e da credibilidade da missão perante a população local.

Ao completar vinte anos de aprovada, o Resolução N° 1325 e as dez resoluções subsequentes proporcionaram o emprego decisivo do componente feminino em áreas críticas nas OMP, tais como: prevenção e resolução de conflitos, negociações de paz, reconstrução pós-conflito, resposta humanitária, proteção de civis (“POC”), proteção de crianças, cooperação civil-militar (“CIMIC”), dentre outros.

  • Com informações do Centro Conjunto de Operações de paz do Brasil


Receba nossas notícias em tempo real nos seguindo pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!

Assista nosso último episódio: