Ressurgimento do ISIS; ataques contra militares e civis em Hama

Imagem ilustrativa via SOHR UK.

Google News

Em 23 de novembro de 2020 os ativistas observadores do SOHR documentaram a morte de dois soldados do regime sírio e ferimentos de outros no ataque do ISIS às suas posições na zona rural ocidental de Hama.

Enquanto isso, um civil da zona rural ocidental de Idlib foi morto enquanto uma mulher estava ferida há alguns dias, quando o veículo em que viajavam passava na zona de conflito entre o ISIS e as forças do regime na zona rural oriental de Sallamiyyah. Vale destacar que o veículo transportava civis vindos do Líbano.

Desde 24 de março de 2019, o SOHR documentou a morte de pelo menos 988 soldados do regime sírio (tropas nacionais do Exército Arabe Sírio de Bashar el Assad) e partidários de nacionalidades sírias e não sírias, incluindo pelo menos dois russos, e 140 milicianos apoiados pelo Irã de nacionalidades não sírias. Todos foram mortos em ataques, bombardeios e emboscadas pelo “Estado Islâmico”, a oeste do Eufrates, nos desertos de Deir Ezzor, Homs e Al-Suwaidaa.

Além disso, quatro civis trabalhando em campos de gás, 11 pastores e outras quatro pessoas foram mortos e documentados pelo SOHR no mesmo período, do final de março de 2019 até hoje. Eles foram mortos em ataques por células ISIS. Enquanto 532 membros do ISIS também foram mortos em ataques e bombardeios no mesmo período.

Violações de facções apoiadas pela Turquia

Desde o começo da intrusão turca no conflito contra os kurdos, grupos de milicianos inicialmente declarados como “rebeldes anti Assad” começaram a atuar nos diversos teatros de combate, porém como comprovado à anos, estes são na realidade grupos de apoio do ISIS e Al Qaeda que atuam como mercenários para ações clandestinas de interesse da Turquia e do ISIS na fronteira sírio-turca.

Várias casas de civis foram saqueadas e incendiadas na zona rural de Abu Rasin desde 25 de novembro de 2020 de acordo com fontes confiáveis ​​do SOHR, que relataram que milicianos apoiados pela Turquia queimaram várias casas na vila de Bab Al-Faraj, que está sob o controle da Divisão al-Mu’tasim na zona rural de Abu Rasin, no interior de Al-Hasakah, após saquear o conteúdo dessas casas e cabos de força da rede elétrica pública.

No domingo, milicianos apoiados pela Turquia roubaram as coleções da Igreja Ortodoxa Siríaca de “Mar Tuma” (Saint Thomas) no bairro de Al-Kana’es nas áreas de “Peace Spring” na zona rural de Al-Hasakah.

De acordo com fontes locais, as coleções roubadas incluíam objetos de metal e cobre e dispositivos eletrônicos. Enquanto isso, os milicianos apoiados pela Turquia alegaram que as coleções da igreja foram roubadas por ladrões locais.

Por outro lado, as facções confiscaram mais fazendas nas áreas da “Primavera da Paz”, com a ajuda dos chefes das aldeias, e impediram os proprietários de fazendas perto da linha de frente com a SDF de cultivar suas terras ou se aproximar delas. Além disso, as facções estavam saqueando os equipamentos e máquinas agrícolas restantes lá.

Créditos na imagem. Via SOHR UK.

Explosão de carro-bomba deixa 25 pessoas mortas em Al-Bab centenas de feridos

Em 24 de novembro de 2020 na Província de Aleppo, o Observatório Sírio de Direitos Humanos: ativistas do Observatório Sírio relataram ter ouvido uma forte explosão na cidade de Afrin, que está sob o controle das forças turcas e das facções da sala de operações “Olive Spring” no noroeste de Aleppo.

A explosão foi causada pela detonação de um carro-bomba perto do mercado de Al-Haal, perto da área industrial da cidade, que causou danos materiais substanciais e deixou muitas vítimas, já que as equipes de resgate correram para ajudar os feridos.

Ativistas do Observatório documentaram no início desta tarde um aumento no número de mortos na explosão de um carro-bomba na cidade de Al-Bab, que está sob o controle das forças turcas e seus representantes no nordeste de Aleppo. De acordo com fontes do SOHR, cinco pessoas foram mortas, incluindo o chefe do posto policial de Beza’a, enquanto outras 19 ficaram feridas, algumas gravemente, como resultado da explosão de um carro-bomba perto do entroncamento de Qabaseen na cidade de Al-Bab.

Veja os vídeos no site do SOHR (Atenção! Cenas pesadas de pessoas gravementes feridas!):

https://www.syriahr.com/wp-content/uploads/2020/11/WhatsApp-Video-2020-11-24-at-3.53.33-PM-1.mp4?_=3

https://www.syriahr.com/wp-content/uploads/2020/11/WhatsApp-Video-2020-11-24-at-3.53.33-PM.mp4?_=4

  • Fonte: SOHR-Syrian Observatory for Human Rights (Observatório Sírio de Direitos Humanos) via redação Orbis Defense Europe.


Receba nossas notícias em tempo real nos seguindo pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!

Assista nosso último episódio: