Reunião aborda segurança nas pistas da Terra Indígena Yanomami

Data:

   Desde o início das ações das Forças Armadas na Terra Indígena Yanomami (TIY), em 2023, o volume de operações aéreas aumentou significativamente. No aeródromo Surucucu, no município de Alto Alegre (RR), por exemplo, houve o aumento de três para até 50 movimentações diárias.

Neste contexto, no dia 18/03, o Comando Conjunto Catrimani II participou da 1ª Reunião Colaborativa de Segurança Operacional. Empresas de aviação civil que prestam serviço para órgãos governamentais organizaram o encontro em consonância com normatização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A Casa de Governo no Estado de Roraima também participou do evento. O objetivo da reunião foi discutir a segurança nas operações aéreas, a fim de criar um acordo operacional, reduzindo os riscos envolvidos.

Os principais aspectos da discussão foram a infraestrutura das pistas, condições adversas de clima, comunicação e procedimentos de aproximação e decolagem. Além dos representantes das empresas, militares integrantes do Comando Conjunto Catrimani II também fizeram exposições sobre o tema. Novas reuniões devem ocorrer para que seja elaborado o Acordo Operacional, que vai contribuir com o aumento da segurança.

A Operação Catrimani II é uma ação conjunta entre órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, em coordenação com a Casa de Governo no Estado de Roraima, em cumprimento à Portaria GM-MD N° 5.831, de 20 de dezembro de 2024, que visa agir de modo preventivo e repressivo contra o garimpo ilegal, os ilícitos transfronteiriços e os crimes ambientais na TIY.

Foto: Comando Conjunto Catrimani II

 



Fonte:Força Aérea Brasileira

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

Poder de Prontidão: Fuzileiros Navais Aperfeiçoam Emprego de Blindados em Exercício Tático

O Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais (BtlBldFuzNav) realizará,...

A Importância de Pensar como um Preparador: Lições do Apagão na Europa

Na última semana, um apagão de grandes proporções atingiu...

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira,...

Marinha conclui sondagem e atualiza cartas náuticas de importante trecho no Marajó

A Marinha do Brasil (MB) anunciou, na última semana,...