Reunião de Comando e Estado – Maior prepara militares do 20º Contingente brasileiro para missão de paz no Líbano

Na segunda-feira (06), militares da Marinha do Brasil, que integrarão o Estado-Maior da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL) iniciaram a sua participação na Reunião de Comando e Estado-Maior do 20º Contingente Brasileiro no Líbano (ContBrasL). O evento, que prossegue até a sexta-feira (10), integra a fase de preparação dos sete militares do contingente que servirão no Líbano nos próximos seis meses. O embarque está previsto para 31 de julho.

Devido às medidas de distanciamento social da pandemia, a preparação ocorre com palestras por meio de videoconferência. O Chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho, abriu o evento, parabenizando a todos por terem sido escolhidos para essa importante operação de paz. “Aqui vocês estarão envolvidos em aprendizado profissional e pessoal”, disse ele aos militares.

Durante toda a semana, os militares vão se capacitar em temas fundamentais para o desempenho de suas funções na missão, tais como aspectos históricos, culturais e geopolíticos do Líbano e do Oriente Médio. Outros temas tratados são o Direito Internacional nas Operações de Paz, além de aspectos de caráter operativo da FTM e de missões de paz das Nações Unidas. As palestras são ministradas por Oficiais das Forças Armadas servindo no MD, ESG e integrantes do Ministério das Relações Exteriores e da Justiça Militar da União, convidados.

Nesta terça-feira (07) pela manhã, foram abordados os temas “O processo de formação da identidade árabe israelense” e “A História do Líbano e atual conjuntura”.

Operação de paz

O Brasil participa da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL) por intermédio da Força-Tarefa Marítima (FTM), desde 2011. A Marinha do Brasil mantém um navio e uma aeronave orgânica em apoio a essa missão de paz na costa libanesa. O objetivo é impedir a entrada ilegal de armas e o contrabando naquele país, além de contribuir para o treinamento da Marinha libanesa, de modo que esta possa conduzir suas atribuições de forma autônoma.

O atual comandante da FTM-UNIFIL é o Contra-Almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho, da Marinha do Brasil. Além da presença brasileira, a FTM conta com navios da Alemanha, Grécia, Turquia e Bangladesh.

Por Mariana Alvarenga
Fotos: Antônio Oliveira

Fonte: MD



Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

 

Caso deseje conversar com outros usuários escolha um dos aplicativos abaixo:



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail

Comments are closed.