Rifles, veículos e muita munição: Talibã exibe arsenal ‘herdado’ dos EUA

blank
American weapons captured by Taliban Imagem: Indo-International

Oficiais de segurança nacional dos EUA estão trabalhando para contabilizar mais de 20 anos de armas fornecidas aos militares afegãos, enquanto imagens de combatentes do Talibã brandindo rifles de fabricação americana e andando em Humvees abandonados estão levantando preocupações sobre o que mais foi deixado para trás.

O recém-descoberto arsenal americano do Talibã provavelmente não se limita a armas pequenas, já que o grupo capturou estoques consideráveis ​​de armas e veículos mantidos em redutos antes controlados por forças apoiadas pelos EUA, incluindo veículos modernos resistentes a minas (MRAPs).

As estimativas iniciais sugerem que o grupo pode agora possuir vários helicópteros Black Hawk e outras aeronaves militares financiadas pelos EUA, de acordo com uma fonte do Congresso familiarizada com as primeiras avaliações fornecidas por oficiais de Defesa.

Isso potencialmente inclui cerca de 20 aviões de ataque A-29 Tucano, disse a fonte, observando que há alguns indícios de que apenas um pequeno número de aeronaves foi realocado de uma base em Kandahar antes de ser invadida pelo Talibã.

“Também estamos preocupados que alguns possam acabar nas mãos de outros grupos que apoiam a causa”, disse a fonte do Congresso. “Meu maior medo é que o armamento sofisticado seja vendido aos nossos adversários e outros atores não-estatais que pretendem usá-lo contra nós e nossos aliados.”