Rio de Janeiro comemora o seu tradicional desfile cívico-militar com 5000 integrantes

O tradicional desfile cívico-militar do 7 de Setembro, em alusão ao 196.º aniversario de Independência do Brasil, ocorreu na manhã desta sexta-feira na Avenida Presidente Vargas, Centro do Rio de Janeiro. A via, é o local em que a capital fluminense, tradicionalmente comemora esta data histórica. Este ano, participaram do desfile cerca de 5 mil integrantes entre militares, civis e estudantes. O público compareceu em bom numero e concentrou-se para acompanhar o desfile, nas arquibancadas montadas junto à Praça da República e também ao redor da área delimitada para a passagem dos populares. 

A abertura das atividades, deu-se com o acendimento da pira com o Fogo Simbólico da Pátria, o qual traduz o sentimento cívico entre todos os brasileiros e com o seu calor, brilho e esplendor, aquece os mais nobres sentimentos de amor ao Brasil. Na sequencia, o Coral das alunas do Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ) entoou o Hino da Independência, acompanhado por uma Salva de Artilharia. Este ano, antes de iniciar-se a comemoração pelo Dia da Independência, fora prestada uma singela homenagem aos militares e agentes da segurança pública mortos durante operações no período de intervenção federal no estado. 

Além dos militares, também foram lembrados os 31 agentes de segurança (Agentes Penitenciários, Policiais Civis e Militares) mortos em serviço neste ano. Representações da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, Ex-Combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), Escolas Militares e Municipais, União dos Escoteiros do Brasil, Lions Clube e Cruz Vermelha, abrilhantaram o evento. Além é claro de Carros de Combate, Aeronaves em sobrevoo, Viaturas antigas preservadas por integrantes do Clube de Veículos Militares Antigos do Rio de Janeiro, Batedores Motociclistas e Tropas a Cavalo, que encerraram o desfile.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below