Rússia efetua exercícios de interceptação de bombardeiros em região Ártica

blank
Imagem de captura de tela do vídeo divumgado pelo MoD da Rússia sobre os exercícios de interceptação com os MIG-31BMs.

Google News

As tripulações dos caças MiG-31BM da aviação naval da Frota do Pacífico, que estão em serviço de defesa aérea em Chukotka, realizaram exercícios no Círculo Polar Ártico para interceptar uma aeronave de ataque estrangeira simulada, violando a fronteira russa no espaço aéreo local.

Outro caça MiG-31BM da Frota do Pacífico também desempenhou o papel de intruso na simulação. Sua tripulação foi encarregada de efetuar procedimentos invasivos em velocidade supersônica, a uma altitude de cerca de 20 quilômetros, de penetrar no espaço aéreo da Rússia, de ultrapassar a linha estabelecida e, em caso de detecção, de evadir a perseguição.

As tripulações dos caças-interceptores MiG-31BM da aviação naval da Frota do Pacífico assumiram o serviço de combate no campo de aviação de Anadyr para fortalecer o grupo de aviação na zona ártica a partir de 1º de dezembro de 2020.

O MoD da Rússia não declarou nenhuma informação se os exercícios são uma resposta à presença e exercícios de bombardeiros B1-B próximos das fronteiras com a Noruega (distantes do alcance da base de Anadyr). Porém é de conhecimento da comunidade de análises de defesa que a região de fronteira com o Alaska é também uma zona de atenção da Rússia e dos EUA.

 

blank
Em fontes abertas é possível ver na pista da base/aeroporto de Anadyr a presença de aeronaves Mig-31BM na pista de taxi. Imagem via Google Earth 2021.

https://www.facebook.com/mod.mil.rus/videos/735263747179175

Sobre a base de Anadyr

O Aeroporto de Ugolny ( russo : Аэропорт Угольный ) (também Leninka , Ugolnyye Kopi , Ugolnoye ) ( IATA : DYR , ICAO : UHMA ) é um campo de aviação civil e militar de uso mixto no Extremo Oriente russo, localizado 11 km a leste da cidade de Anadyr , separado do cidade pelas águas de Anadyrsky Liman .

O campo de aviação/base de Anadyr foi construído originalmente em algum momento da década de 1950 como base de preparação para bombardeiros da Aviação de Longo Alcance , como o Tupolev Tu-95 e o Tupolev Tu-22M, mas durante os anos da Guerra Fria , tornou-se o principal centro de voos civis na região de Chukotka .

Anadyr era uma das nove bases de preparo do Ártico (em russo, “aeródromo de salto”) para bombardeiros de longo alcance. O OGA (Grupo de Controle do Ártico) da Força Aérea Russa é responsável pela manutenção das instalações.

Anadyr também tem sido uma base importante para as Forças de Defesa Aérea Soviética devido à sua proximidade com o espaço aéreo do Alasca. O interceptor Yakovlev Yak-28P (Firebar) estava estacionado em Anadyr a partir dos anos 1960, junto com as instalações de mísseis terra-ar S-75 (SA-2).

Um complexo de mísseis balísticos de médio alcance (MRBM) R-12 Dvina (SS-4 Sandal), que tinha como alvo instalações militares americanas no Alasca, estava localizado 13 km (8 milhas) a nordeste do campo de aviação de Ugolny.

blank

De acordo com informações do Russian MoD, as aeronaves MIG-31BM já estão à pelo menos três meses ou mais baseadas em Anadyr em estado de prontidão para eventuais interceptações e realizando exercícios regularmente. Veja o vídeo abaixo de um canal parceiro e com imagens do Russian MoD:

  • Fonte: Ministry of Defense Russian Federation e com informações adicionais da redação Orbis Defense Europe.


Receba nossas notícias em tempo real nos seguindo pelos aplicativos de mensagem abaixo:

blank

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!

Assista nosso último episódio: