Rússia mantem patrulhas terrestres e aérea na região norte na Síria

blank

Tropas russas realizaram neste domingo (24), patrulhamento terrestre e aéreo ao longo de várias rotas na região norte da Síria. As patrulhas fazem parte de um acordo firmado com a Turquia para a região.

Tais atividades são parte do acordo entre Rússia e Turquia sobre o norte da Síria, disse o comandante do Centro Russo de Reconciliação síria.

“Aeronaves de combate russas realizaram patrulhamento aéreo nas rotas Kuweires-Metras-Kharab Bal-Kobane-Kuweires”, disse o major-general Yuri Borenkov em um briefing diário. Borenkov não especificou os tipos de aeronaves envolvidas na patrulha.

Após conversas entre o presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Turquia, Recep Tayyip, foi assinado, em 22 de outubro na cidade russa de Sochi, um memorando estipulando condições para a retirada pacífica da milícia curda na Síria para uma distância de 30 km da fronteira com a Turquia.

O documento de 10 pontos prevê uma variedade de missões de patrulha realizadas pelo contingente militar russo na Síria, guardas de fronteira sírios e tropas turcas, a fim de garantir a implementação do acordo.

O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, falou no dia 29 de outubro que a retirada de unidades da milícia curda da zona de segurança no nordeste da Síria havia sido concluída com antecedência.

  • Com agências internacionais