Rússia trabalha no desenvolvimento de drone para realizar ações de guerra antissubmarino

Para um novo conceito de Guerra Antissubmarino, a Rússia planeja usar drones equipados com meios de detecção e armas antissubmarino

blank

Em sua recente publicação, o jornal russo Izvestia, afirmou que o Ministério da Defesa Russo (MoD) vem atualmente, estudando plataformas para o desenvolvimento deste tipo de veículo aéreo.

A ideia do MoD, é que vários veículos aéreos não tripulados unidos em uma rede possam ser capazes de conduzir missões de guerra antissubmarina (ASW).

A concepção do projeto é que, os drones possam ser lançados de aeródromos ou navios, e operados a partir de postos de comando aéreos e de navios. Os aparelhos serão elaborados com uso ativo de elementos de automação e de inteligência artificial.

Os veículos aéreos não tripulados serão capazes de atingir alvos com armamento próprio ou dar orientações aos outros sistemas de armas antissubmarino para conduzir ataques.

De acordo com especialistas, é necessário que o drone destinado a realizar ações ASW, venham a ter um grande alcance de voo e autonomia. Além disso, o veículo aéreo deverá ser capaz de lançar boias hidroacústicas e receber sinais emitidos por elas para, em seguida, analisá-las ou enviar dados a aeronaves especiais.

  • Com agências internacionais