Saab e Varjo levam a realidade virtual para os simuladores de voo

Além da maior resolução e campo de visão do mercado, a colaboração também trará inúmeras novas oportunidades de treinamento por uma fração do custo

blank

Google News

A Saab e a Varjo Technologies trabalham juntas em uma tecnologia de realidade virtual mista (XR), com resolução de olho humano, que será integrada a todos os simuladores Gripen E/F.

Fundada em 2016, a empresa finlandesa Varjo Technologies desenvolve tecnologias de realidade virtual e mista para uso profissional. A parceria com a Saab proporcionou um grande avanço e, agora, a tecnologia da Varjo será integrada a todos os simuladores Gripen E/F da Saab.

O alicerce deste trabalho em conjunto é a inovação da Varjo, fundamental para o êxito no desenvolvimento de simulações no estado da arte.

“Quando fizemos os primeiros testes com dispositivos comerciais, o feedback que recebemos dos pilotos foi de que não era possível ler textos na realidade virtual por conta da baixa resolução. Esse problema deixou de acontecer com a tecnologia da Varjo”, comentou Stefan Furenbäck, head de Tactical Environment Simulation na Saab.

“O trabalho com a empresa sempre ocorreu com tranquilidade e objetividade. Sabemos das necessidades dos dois lados e como solucionar os problemas tecnológicos em comum. São duas empresas com culturas semelhantes, que priorizam a inovação e estão sempre abertas a discutir sobre tudo”, comenta Seppo Aaltonen, diretor Comercial da Varjo, sobre a colaboração.

Durante o treinamento, é necessário que os pilotos consigam ler, enxerguem até os menores detalhes e tenham a sensação de estarem voando no mundo real. Até o momento, era necessário lançar mão de simuladores em formato de caverna ou cúpula para criar uma experiência em realidade virtual que proporcionasse o máximo de imersão possível para os pilotos.

Contudo, esses equipamentos são grandes, caros e a construção dos sistemas de exibição demanda muito trabalho, além de dificultar a sua movimentação.

Já os simuladores tradicionais em formato de cúpula têm uma tela plana e a visualização em 3D só acontece por meio do uso de óculos especiais. Os headsets de realidade virtual da Varjo contam com telas separadas para cada olho e, assim, já têm o recurso 3D integrado.

Isso porque o display biônico da Varjo baseia-se no funcionamento do olho humano, que vê em resolução ultra alta tudo o que está no centro do campo de visão e em resolução mais baixa o que se encontra em regiões periféricas, o que proporciona uma experiência em realidade virtual totalmente natural e de desempenho suave.

Esse resultado é alcançando com a projeção de padrões na superfície dos olhos com LEDs infravermelhos monitorados por pequenas câmeras, permitindo que a resolução se adapte aos movimentos dos olhos.

Assim, é possível alcançar resolução de olho humano sem o uso de supercomputadores para identificar para que ponto o olho humano está olhando em um determinado momento, uma vez que a potência máxima de computação está sempre direcionada ao ponto atual.

A tecnologia da Varjo usa câmeras de vídeo para capturar constantemente o ambiente para criar uma experiência de realidade mista.

Isso significa que as imagens do mundo real funcionam com o mesmo princípio: a imagem em alta resolução deriva do ponto focal, o que permite o uso de potentes computadores gamers para o funcionamento da tecnologia, em vez dos supercomputadores.

A colaboração entre a Saab e a Varjo tem funcionado por vários anos e, agora, amplia-se para que as tecnologias da Varjo façam parte do simulador de caça Gripen E/F.

“Estamos na fase final das funcionalidades básicas de nosso simulador próprio para que possamos utilizar os headsets XR-3 da Varjo em todos os nossos simuladores de voo. Anteriormente, havíamos feito projetos protótipos em menor escala, mas agora passamos a integrá-los de fato a todos os nossos simuladores de voo”, completou Stefan Furenbäck.

Assista um breve vídeo sobre o sistema aqui.



Receba nossas notícias em tempo real nos seguindo pelos aplicativos de mensagem abaixo:

blank

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!

Assista nosso último episódio: