Saab Expande Presença no Brasil com Defesa e Segurança

Data:

Na 15ª edição da LAAD Defence & Security, a Saab apresenta um portfólio estratégico voltado à consolidação de sua presença no Brasil, com foco em sistemas de defesa aérea, radar, simulação e munições de precisão. A empresa sueca, que participa do evento desde suas primeiras edições, reafirma seu compromisso de longo prazo com o país, impulsionado pelo sucesso do Programa Gripen, marco da cooperação tecnológica com a Força Aérea Brasileira (FAB).

Desde 2015, a Saab lidera, ao lado da FAB e da Base Industrial de Defesa (BID) brasileira, o desenvolvimento e produção do F-39 Gripen, resultado de um amplo programa de transferência de tecnologia que celebra, em 2025, uma década de parceria. O caça de última geração é hoje um símbolo da evolução industrial e da autonomia operacional do Brasil no setor aeroespacial militar.

Entre os destaques do estande na LAAD estão o sistema de defesa antiaérea RBS 70 NG, já em operação pelo Exército Brasileiro; o radar tático multimissão Giraffe 1X, com capacidade de rastreamento simultâneo de múltiplas ameaças; e o avançado sistema MSHORAD, que integra sensores, radares e armas de curto alcance móveis para proteção em tempo real contra ameaças aéreas.

A Saab também apresenta pela primeira vez na América Latina a GLSDB (Ground-Launched Small Diameter Bomb), munição de precisão de longo alcance desenvolvida em parceria com a Boeing. Com alcance superior a 150 km e guiagem precisa, a GLSDB oferece flexibilidade estratégica em cenários de combate modernos.

No estande I.20, localizado no Pavilhão 3, os visitantes têm acesso a um simulador de voo do Gripen, que proporciona uma experiência imersiva nas missões realizadas pelo novo vetor de superioridade aérea da FAB. O espaço conta ainda com maquetes e sistemas interativos que demonstram a aplicação tática e tecnológica das soluções da Saab.

Para Peter Dölling, diretor-geral da Saab Brasil, o momento é de consolidação: “O Brasil é uma prioridade estratégica. O Programa Gripen representa nosso compromisso com o desenvolvimento industrial e tecnológico do país, mas também enxergamos oportunidades para expandir nossas soluções em defesa aérea, simulação e segurança.”

Fonte: B-11 Defense

Autor

  • marcelo barros

    Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

Poder de Prontidão: Fuzileiros Navais Aperfeiçoam Emprego de Blindados em Exercício Tático

O Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais (BtlBldFuzNav) realizará,...

A Importância de Pensar como um Preparador: Lições do Apagão na Europa

Na última semana, um apagão de grandes proporções atingiu...

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira,...

Marinha conclui sondagem e atualiza cartas náuticas de importante trecho no Marajó

A Marinha do Brasil (MB) anunciou, na última semana,...