Saab no 2º Congresso Internacional de Contramedidas de Minagem

MCMV, o navio de contramedidas de minagem da Saab.

Google News

A empresa sueca Saab participará, nos dias 05 e 06 de novembro, do 2° Congresso Internacional de Contramedidas de Minagem (CICMM), em Salvador. Além de apresentar um estande com produtos para varredura de minas, executivos da companhia participarão de painéis e sessões temáticas.

O evento é promovido pela Marinha do Brasil e tem por objetivo apresentar novas tecnologias, assim como estimular a troca de informações entre as diversas organizações militares, instituições e empresas envolvidas no âmbito da Guerra de Minas.

“A varredura de minas é essencial para as marinhas ao redor do mundo, pois as minas navais ainda são responsáveis por grades danos a navios mercantes e de guerra. Qualquer intercorrência no litoral de um país como o Brasil, por exemplo, pode gerar diversos problemas, como afetar o fluxo de importação e exportação”, diz Marianna Silva, diretora geral da Saab do Brasil.

“Eventos como o CICMM, que estimulam o diálogo a respeito da guerra de minas, são essenciais para reunir todas as partes interessadas no assunto e buscar alternativas para sanar as necessidades do país”, complementa.

O MCMV, navio de contramedidas de minagem da Saab, estará no estande representado por uma réplica. Dentre os diferenciais da solução está o casco produzido em material compósito, que garante baixo peso, baixas assinaturas magnética, acústica, infravermelha, elétrica e de pressão, além de alta resistência a impactos e incêndios.

Com o conceito de “caixa de ferramentas”, o navio conta com diversos subsistemas a bordo que podem atuar na detecção, classificação e neutralização de qualquer tipo de mina naval. É o caso do veículo controlado remotamente (ROV) Double Eagle.

Além de apresentar suas tecnologias, a Saab participará de paineis e sessões temáticas. Robert Petterson, diretor de vendas da Saab Kockums e mestre em Arquitetura Naval, abordará o uso de materiais compósitos na construção de embarcações para contramedidas de minagem e falará sobre Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na área de contramedidas de minagem.

Thomas Johansson, diretor de vendas da Saab Kockums, formado na Academia Naval Sueca e na Escola de Guerra Naval da Suécia, apresentará os diversos usos do MCMV e de seus subsistemas. Jan Siesjö, engenheiro-chefe da Saab Dynamics, será responsável por explicar as tecnologias para sistemas subaquáticos não-tripulados.

Representantes da Marinha Sueca, como Mattias Styrhagen, e da Administração Sueca de Material de Defesa (FMV), Matteo Perrone, também participarão do evento para abordar, respectivamente, as capacidade da próxima geração de navios de contramedidas de minagem, e a cooperação em pesquisa e desenvolvimento para navios não-tripulados e robótica, na Suécia.

Para obter mais informações sobre o CICMM, acesse: https://www.guerrademinas.com.br/



Receba nossas notícias em tempo real nos seguindo pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!

Assista nosso último episódio:


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here