Saab realiza ensaios de voo com a aeronave Gripen E levando dois mísseis Meteor

A Saab concluiu com sucesso no mês de outubro, o primeiro voo de ensaio da aeronave protótipo Gripen E, a qual levou sob suas asas o Míssil Meteor BVRAAM (Beyond Visual Range Air-to-Air Missile ou Míssil Ar-Ar Além do Alcance Visual). A aeronave Gripen E (39-8) foi operada a partir do aeródromo da Saab em Linköping, na Suécia e levou consigo dois mísseis Meteor.

A aeronave continua tendo um desempenho tão bom quanto o verificado em toda a fase de ensaios em voo com cargas externas. Estou realmente ansioso para ver as próximas etapas do programa de ensaios em voo que nos aproximarão, cada vez mais, da conclusão da fase de integração de armas. O Meteor torna o Gripen E extremamente capacitado para missões de superioridade aérea”, diz Robin Nordlander, piloto de ensaios em voo do Gripen na Saab.

O teste com o Meteor faz parte do progresso de integração de armas no programa de ensaios do Gripen E. A próxima etapa inclui voos com diferentes configurações e a expansão gradual do envelope de voo. O míssil é um BVRAAM guiado por radar ativo, superior a outros mísseis de sua categoria, e capaz de engajar alvos aéreos de forma autônoma, dia ou noite, em todos os climas e em ambientes hostis de guerra eletrônica. O sistema de propulsão ramjet do míssil proporciona ao Meteor um desempenho de alta velocidade e a energia para destruir alvos rápidos, muito distantes e em movimento.

O Gripen C/D, operado pela Força Aérea Sueca, foi o primeiro caça do mundo a operar com o míssil Meteor em 2016. O programa Meteor é uma das colaborações de Defesa mais bem-sucedidas da Europa, que conta com o  Reino Unido, a França, a Alemanha, a Itália, a Espanha e a Suécia, criando uma mudança decisiva no combate aéreo. A Saab é parceira no programa Meteor em conjunto com o contratado principal MBDA UK.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below