Satélite captura imagens de base naval norte-coreana preparando possível lançamento de míssil balístico

Um relatório baseado nas imagens do satélite diz que atividade é "sugestiva, mas não conclusiva, de preparações para um teste de um míssil balístico de lançamento submarino Pukguksong-3

Imagens obtidas por satélite na última sexta-feira (04) mostram atividades em um estaleiro norte-coreano, onde se pressupõe haver a preparação de um teste com mísseis balísticos de médio-alcance, conforme relatório de um centro de inteligencia dos EUA.

O Centro para Estudo Estratégicos e Internacionais (CSIS) disse que, as imagens do estaleiro norte-coreano Sinpo, mostram várias embarcações em uma base naval, sendo que uma das quais se assemelha a embarcações usadas anteriormente para rebocar a plataforma de testes submergível para o mar.

O relatório diz que a atividade é “sugestiva, mas não conclusiva, de preparações para um teste de um míssil balístico de lançamento submarino Pukguksong-3 a partir da barca plataforma de testes submergível”.

Um dos analistas do CSIS, o Dr. Victor Cha, disse em entrevista a rede NBC News “que tudo levar a crer que eles certamente estão se preparando para fazer um teste de SLBM pela primeira vez”, disse. “Kim Jong Un tem falado sobre revelar uma nova arma estratégica e pode ser isso. Tem havido muita atividade em torno deste local onde a barcaça de teste está localizada”, finalizou o analista.

A Coreia do Norte afirmou em outubro do ano passado que havia feito no mar um disparo-teste bem-sucedido do Pukguksong-3, um novo míssil balístico de lançamento submarino (SLBM), como parte das iniciativas para conter ameaças externas e intensificar sua auto-defesa.

O lançamento foi visto por analistas como o mais provocativo por parte da Coreia do Norte desde que o país iniciou um diálogo com os Estados Unidos sobre seus programas de armas e mísseis nucleares em 2018.

  • Com agências internacionais, Imagens via agências Reutere


Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Ninguém do DefesaTV está autorizado a entrar em contato com os leitores. Caso deseje de alguma informação envie um e-mail [email protected]

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!