Se EUA começarem uma guerra aérea contra Venezuela, sistemas russos S-300 não irão protege-los

Aqueles que agora alegam que as três divisões dos sistemas de defesa aérea russos S-300 (equipados com a versão de exportação do S-300VM – Antey-2500) ou mesmo milhares de sistemas de defesa antiaérea fabricados pela Rússia podem parar os Estados Unidos, simplesmente não entendem os métodos de guerra em geral e características das operações de defesa aérea em particular.

Essas pessoas dão alguns números, neste caso, sobre as possibilidades teóricas do venezuelano S-300, e calculam quantos aviões ou mísseis podem derrubar esses sistemas. Mas as instalações de defesa aérea não funcionam dessa maneira.

A verdade é que, na ausência de um sistema integrado de defesa aérea multinível, como o que existe na Rússia, as operações de defesa aérea geralmente se transformam em um simples jogo de números: um certo número de mísseis defensivos contra um certo número de atacantes.

Deve-se ter em mente que meios eficazes de guerra eletrônica e a supressão do sistema de defesa antiaérea do inimigo reduzem significativamente a eficácia de qualquer tipo de defesa aérea. O mesmo se aplica a qualquer número de Su-30 ou mesmo Su-35 que a Rússia possa entregar à Venezuela.

Agora olhe para o mapa e veja por si mesmo: a Venezuela está literalmente no “quintal” dos EUA (pelo menos militarmente), e Washington pode usar uma quantidade enorme de qualquer tipo de arma que queira (mísseis, bombas, aeronaves equipadas com sistemas de defesa aérea inimigos, e assim por diante).

Além disso, os venezuelanos não têm opções reais para um contra-ataque, o que significa que o Tio Sam poderá lançar quantos mísseis quiser, durante semanas e meses, sem se preocupar com a resposta.

De um ataque aberto dos Estados Unidos, a Venezuela é protegida exclusivamente por fatores políticos, não militares. Claro, o último também não pode ser chamado sem sentido. No entanto, militarmente, a Venezuela é um alvo fácil que é capaz de deter uma operação terrestre, mas não pode fazer nada com o potencial de impacto dos EUA a uma distância considerável, especialmente se Washington tomar uma ação decisiva.

No caso de uma greve de manifestação, como a que, por exemplo, os israelenses e os americanos infligiram à Síria, os venezuelanos poderiam reduzir significativamente o número de bombas e mísseis americanos que alcançam seus objetivos. Mas isso é tudo o que eles podem razoavelmente contar.

Fonte: Mixed News



Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

 

Caso deseje conversar com outros usuários escolha um dos aplicativos abaixo:



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail

64 COMENTÁRIOS

  1. Não se pode esquecer que se EUA atacar a Venezuela, ela terá como aliada além
    da Rússia, provavelmente a China, e Rússia e China Juntas poderão causar grandes problemas para os EUA.

    • Deves pensar que tanto a Rússia como a China estarão preocupados com o que se vai passar na Venezuela. Já basta os problemas que eles têm as suas portas. A China vai entrar em colapso com pestes suinas e a economia caindo, e a Rússia com a Ucrânia e Chechenia é outros que se vão revoltar no seu quintal.

      • A economia dos EUA tambem esta caindo e sua divida publica, estao em desespero pela hegemonia do dólar com o petroleo, Irã já está sofrendo imposiçoes, alem da Russia e China, o Irã tambem iria pra cima dos EUA.

    • A maior potência militar do universo chama-se usa e num eventual conflito militar com outras potências fiquem sabendo que não só o Brasil como quase toda América do sul lutará ao lado dos americanos é só enxergar o óbvio

      • José Fernando, você acha que se houver uma guerra entre EUA e Rússia vai ter só tropinhas lutando? Não! Será guerra nuclear com destruição em massa, e nessa guerra com certeza os EUA perdem, pois a Rússia tem aliados que somados a si, superam os EUA em força nuclear…

      • Vdd,somos aliados dos EUA, desde as primeira e segunda guerra Mundial …e sobre os EUA ela e temida até pela Rússia ! Q e mais forte que a China e korea juntas ! A própria Rússia respeita os EUA porque sabem que a Maior potência mundial!

        • Eduardo, de onde você tirou isso ? Dívida meu amigo eles sempre tiveram, mas você já viu o PIB dos caras ? Amigo a soma de todas as riquezas produzidas no EUA durante um ano, supera países como Rússia, UE, e China juntos, e se vc for comparar com a Rússia e os brics, aí amigo sobra.. só pra você ter uma ideia, que vejo que você não está a par, só o orçamento militar do EUA deste ano foi de mais de 600 bilhões, pra ano que vem preveem que vai ultrapassar os 730 bilhões de dólares, este orçamento militar só pra você ter uma ideia, que você diz que a Rússia e a maior potência do mundo, a Rússia levaria 3.5 anos para gastar este dinheiro com suas forças.. então amigo, você tá de brincadeira.. não tô aqui fazendo propaganda do EUA, mas a verdade tem que ser dita, os caras tem o maior PIB do planeta, os caras tem o maior gasto militar do planeta, e você vem me falar de dívida? Sabe desde quando o EUS tem dívida ? Amigo desde o início do século passado, amigo dívida se paga tendo receita, e isso os caras tem de montao, agora você ter dívida e não ter receita suficiente aí sim você quebra, mas como te falei, os caras tem dívidas já a mais de um século, e tão por aí…

        • “…Os EUA perderam no Vietnã e na Síria…”
          Não sei quanto a Síria, mas poderia me dizer de onde q vc tirou q os EUA foram derrotados no Vietnã? Procure estudar como foi a história do conflito, antes de repetir o discurso vendido. Bem ao contrário do q aconteceu com a URSS no Afeganistão.
          E qto a Rússia ser a maior potência militar do planeta, só para te avisar: A Rússia não tem capacidade econômica de projetar força e sustentar uma campanha em larga escala. E a China ainda não tem capacidade logística para tal. E é
          Muito difícil q com estas limitações, o Urso ou o Dragão arrisquem uma aventura no ninho da Águia. Portanto, Maduro ode ter certeza de que está sozinho nesta. E pior. Nem tem aliado na America Latina que possa fazer algo por ele. Até, muito pelo contrário.

      • o brasil não tem condições nenhuma de entrar em guerra com ninguém, e mais na segunda guerra o brasil não entrou na guerra, enviou soldados e sem condições de alimenta – los, nem comida o brasil tinha pra suprir as necessidades dos seus soldados

        PARA QUEM NÃO SABE O BRASIL TEM UM ACORDO PAZ E NÃO PODE ENTRAR EM GUERRA DIRETA COM NINGUEM. SÓ PODE EVIAR SOLDADOS.
        E NEM TEMOS UMA ECONOMIA SOLIDA FORTE O BASTANTE PARA PARA ISSO.

        E A MAIORIA DAS MÁQUINAS DE INFANTARIA AINDA QUE SEJA PESADA QUE SE TEM AQUI, É TUDO SUCATA É COISAS VELHAS COMPRADAS LA FORA NÃO TEMOS MUITAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS AQUI NÃO.
        EM UMA GUERRA O BRASIL SERIA DIZIMADO EM POUCO TEMPO.
        PORQUÊ O OS ESTADOS UNIDOS TEM A. ( OTAN ) AS PERDAS E BAIXAS SERIA MUITO GRANDE.
        ELES NÃO ENTRARAM EM UM CONFLITO DIRETO COM UM PAÍS BEM ARMADO COMO RÚSSIA OU CHINA E A COREIA DO NORTE, COM TODO O PODERÍO DEVASTADOR COMO DIZEM PRA SE APERTAR UM BOTÃO É PRECISO SE PENSAR MUTIO ANTES DE FAZER.
        SERIA UMA TOLICE, SÓ ACABARIA COM A PAZ MUDIAL.

    • Amigo, tanto a Rússia quanto a China, não entrariam nesta briga, primeiro; quem iria custear a mobilização de forças tanto russas, quanto chinesa ? E pior a China não possui meios logísticos para transportar seus sistemas e soldados. E a Rússia apesar dela ter os meios logísticos, a distância iria criar um custo enorme, será se a Rússia iria querer bancar tal gasto, e pior sabendo que isso não seria um coisa rápida, poderia se alongar por semanas meses… porque cá entre nós os americanos não bobos, pertinho de casa, eles iriam bombardear posições venezuelanas com drones, sistemas inteligentes, bombardeiros, e o principal com mísseis Cruise, isso seria a ação inicial, com mísseis Cruise e drones avançados executando missões no litoral venezuelano, destruindo bases navais e capacidade militar costeira do país. Aí novamente, será se a Rússia e a China iriam querer entrar nessa, perder soldados, dinheiro, ativos em sistemas, será?

      • Emanoel S Azevedo, A Rússia não tem nenhum medo dos EUA, pelo contrário, os EUA é que estão com medo dela… E se essas potências se envolverem numa guerra por causa da Venezuela, a Rússia sairá mais do que vitoriosa.

        • Amigo, não estou aqui ponderando sobre quem tem medo de quem, ou quem e maior do que quem, mas você deve se lembrar que o PIB russo e 15% do PIB americano, portanto como eu frizei uma questão econômica e logística, será se a Rússia está resposta a gastar rios de dinheiro por uma guerra com um país que amigo, você pode dizer o que quiser sobre o EUA, mas infelismente tanto a Rússia quanto a China precisam do EUA, suas exportações vão pra onde ? Principalmente da China, quem é o maior importador da China ? Então amigo você querendo ou não as coisas se resumem a quem vai perder mais e quem vai perder menos, numa guerra destas, ou você acha que o EUA não possui um arsenal suficiente de mísseis Cruise para bombardeadas posições venezuelanas ? Olha ele não só tem como poderia manter isso por semanas..então novamente e uma questão econômica cara…

          • Não é por que é uma questão econômica cara. Os EUA não interferem na Venezuela porque a Rússia apoia essa ditadura (na Venezuela), e porque a Rússia tem “amigos” como China e Coréia do Norte. Esses “amigos ditadores” somados à Rússia, tem um grande poder nuclear, e os EUA não querem uma guerra nuclear.

        • A Rússia não tem como bancar uma guerra na Venezuela, no máximo na dar um ou dois TU-160.
          E a China nem isso.
          Tirando os tanques, no resto os EUA dão um banho nos russos e chineses, além de estarem a poucas horas de casa.
          Porém os EUA não querem gastar armas e dinheiro na Venezuela.

          • Sabe por que os EUA não interferem na Venezuela? Não é por não quer gastar dinheiro, é porque no momento em que fizer isso terá uma resposta da Rússia.

    • Socialismo dura até acabar o dinheiro dos outros “ja viu socialista trabalhando?” O socialismo é um câncer até a Síria ta melhor que a Venezuela, já viu socialismo durar com democracia, acabo o dinheiro dos americanos acabo o socialimo, de país que mais crescia antes de hugo chabes virou o pior de todos, Maduro esta com os dias contados só ensinar o povo ler e escrever adeus socialismo*** 😅😅😅 se quiserem fala de poder bélico ensinem a mula que instalo um sistema S-300 na fronteira com o Brasil não precisa mais que um soldado pra inutilizar kkkkk mas vindo de um comandante socialista é capas se senta encima do Missel 😅😅😅

  2. O unico interesse de a Rússia e a China ajudarem a Venezuela é o petróleo e segundo informações vindo de brasilia por ser mais viavem o escoamento de todod os recursos naturais que são roubados do Brasil como o niobio e grafeno e outros tudo graças aos comunistas malditos e corrupitos como Fernando Enrrique Lula Dilma e Temer esses são como um câncer para o Brasil a esquerda maldita

        • Paulo, amigo você precisa de umas aulas de história.. o mundo em sua história já teve países bem piores que o EUA, a Inglaterra dominou o planeta inteiro por mais de um século, do início do século 19 ao início da 1 queres mundial, no século 20, o mundo era dominado por este país autoritário que regia a economia e a política internacional com mãos de ferro, afinal o mundo precisava dos produtos industrializados e do dinheiro que a Inglaterra tinha, então se eu for mais além, vou ter que citar países como Espanha, civilizações como Roma, Grécia de Alexandre, então amigo o EUA podem até ser um mal para o planeta, mas te digo uma coisa, não são os únicos, e não serão o último, países como a Rússia você acha o que dela ? Um governo disfarçado de democracia mas na realidade e um governo autoritário ditatorial, e a China o que você acha, uma democracia ? XI hoje pode permanecer no poder indefinidamente, enquanto ele viver, o que se parece com isso ? E o que você me fala do Ira ? O que você acha deste país, uma democracia ? Olha amigo existem muitas coisas ruins neste planeta, e muito fácil agente acusar um que a gente não gosta e fechar os olhos para os outros..

  3. Se a Rússia e China se envolveram num confronto contra os EUA..entram a favor dos americanos 140 nações..ai a balança fica a favor dos americanos. Esses blocos da esquerda (ideologica) não tem chances. Engana-se quem acha que os russos e chineses vencem os EUA. Os americanos estão esticando milhões de Stones com tecnologia de ataque aavançadissimos para pulverizar nações inimigas sem perder um soldado. Uma guerra entre essas nações será um extermínio humano jamais imaginado.

    • Se a Rússia e China se envolverem num confronto contra os EUA, essas “140 nações” não farão a menor diferença, pois será confronto nuclear, e em armas nucleares a Rússia, a China e a Coréia do Norte tem investido bastante… Os EUA e “aliança” não tem chance em uma guerra nuclear.

      • Não sei de onde saiu essa sindrome de Napoleão de Hospício onde todos clamam e mencionam ataques mútuos e nucleares como se fosse jogar uma rosa no quintal do vizinho.
        Os generais de sofá sabem de uma solução mais sensata que os diplomatas da China, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Russia e EUA juntos, jogar uma bomba nuclear no quintal do vizinho por causa de um país na América do Sul! Sem cultura de alianças, sem boas relações diplomáticas e sem expressão no mundo.
        Com certeza vocês precisam ir para o Itamaraty!

      • Em 2017 um exército de mercenários russos armados das melhores tecnologias militar attaco na leste da SIRIA com muito arrogância as tropas americanas e kurdes, resultado 200 mortes russos em uma hora e até agora as famosas mísseis S 300 nem conseguir chegar perto das F 35 Israelense

  4. Gente, os EUA não sabem como é tão fácil e mole, atacar militarmente a Venezuela e conseguir a Vitória, como diz o autor anônimo e os comentaristas desta matéria.
    Tanta moleza e facilidade pra obter a Vitória esmagadora sobre a Venezuela, me faz a vontade de perguntar: PQ NÃO O JÁ FIZERAM??

    • Eis a pergunta q precisa de uma boa resposta. Quem quer e pode fazer faz, não fica enrolando. Sabe-se o q tá acontecendo por trás das cortinas. Qdo Trump exigiu q Rússia saísse da Venezuela a resposta foi rápida. A Rússia exigiu q os EUA tbm saísse da Síria.

  5. Os amigos estão esquecendo que a distância da China e Rússia do cenário de um provável ataque Americano, quem vai pagar é a população cívil.

  6. Baba ovo dos yankees, se só o material bélico yankee fosse tão bom assim Ardenas não teriam um cemitério de pershings, e eles não teriam levado surras homéricas dos alemães, japoneses,coreanos, vietnamitas e tantos outros.

    • Amigo, não é o caso babar no ovo deles, mas você deveria ponderar, que você tá falando e de conflitos antigos, mas hj a situação e bem diferente, historicamente, na segunda guerra o EUA não eram a principal potência mundial, não estavam nem entre as cinco maiores potencias mundiais em 1941,então amigo, você falar de segunda guerra, criticando a capacidade dos caras, isto e incorreto, agora no Vietnam, o EUA substimaram o empenho da URSS em apoiar o Vitnam do Norte, e superestimaram erroneamente a capacidade de seus sistema ditos avançados, em relação a capacidade incansável de luta dos Norte vietnamitas, fora na realidade um erro estratégico e de cauculos sobre a capacidade de luta do inimigo, por isso tiveram tantas baixas e foram obrigados a se retirar, se tivessem utilizado suas armas táticas nucleares, que são armas de baixo rendimento, poderiam ter destroçado a capacidade belica inimiga, mas isdo envolveria outras questões inclusive está opção fora cogitada no pentágono em 1971, mas eles sabiam que isso iria dar condições dos soviéticos também utilizar destes artefatos sobre tropas americana, e isto iria se prolongar numa guerra declarada entre as superpotências. Portanto amigo, não é uma questão de babá no ovo dos caras, e uma questão de respeitar uma potência, e hoje amigo você querendo ou não, os caras tem os sistemas mais avançados do mundo, tanto convencionais quanto nucleares.. não é atoa que a Rússia e a China Estão numa corrida violenta para nivelaren-se com os americanos, ou vc acha porque Putin tá gastando tanto dinheiro modernizando suas forças com armas novas ? E a China numa corrida frenética construindo E adquirindo sistemas de armas novos, por que será ?

    • Engraçado, vi a Alemanha de joelhos 2 vezes, vejo o Vietnã aliado dos EUA economicamente, vejo a Coreia do Norte en rusgas com a China, tipo Filho malcriado…não enxergo de fato em longo prazo onde os EUA se deram mal (graças a Deus) no meio do caminho entre EUA e Rússia temos Israel, França, Alemanha, Paquistão… A exceção da Alemanha, todos possuem arsenal nuclear. A Rússia é grande, mas não é páreo para os EUA.

  7. A Rússia e China estão cagando para a Venezuela! Os dois só tem interesse nos valores que emprestaram p Venezuela o Tio San resolver atacar e negócios bilhões e bilhões de dólares, Maduro é apenas a marionete dos três.

    • Apesar da superioridade dos Panther e Tiger alemães e da boa qualidade do PZKW IV não me consta que nenhum pershing tenha sido destruido no Ataque alemão de dezembro de 1944 nas Ardenas. Que eu saiba, os carros que lutaram lá eram M4 Sherman.
      Qto aos americanos terem sido derrotados por metade do mundo, é melhor avisá-los, pq nem eles e nem os historiadores sabem disso.

  8. A Rússia e China não estão preocupados com a Venezuela! Os dois só tem interesse nos valores que emprestaram p Venezuela o Tio San resolver atacar e negócios bilhões e bilhões de dólares, Maduro é apenas a marionete dos três.

  9. Eis a pergunta q precisa de uma boa resposta. Quem quer e pode fazer faz, não fica enrolando. Sabe-se o q tá acontecendo por trás das cortinas. Qdo Trump exigiu q Rússia saísse da Venezuela a resposta foi rápida. A Rússia exigiu q os EUA tbm saísse da Síria.

  10. Devemos rezar para que nada de ruim venha a acontecer, que Deus tenha misericórdia do povo Venezuelano e que esse maduro nojento se de por vencido para que não venha ter um derramamento de sangue naquele país!

  11. Na Síria, os EUA ficaram 8 anos no conflito e com 40 aliados. (França, R. Unido, Alemanha, Turquia, Jordânia, Canadá, Israel, Iraque, Austrália,….enfim 40) saíram com o rabo entre as pernas…São uns medrosos, com toda sua ” tecnologia q acho q só existe no cinema. Na prática zero. A Síria só contava com Rússia e Irã. ….Não derrubou Assad.

  12. Nem China, Rússia e USA, eles tem que ter medo é do Brasil, vcs não fazem ideia da potência de nossas forças armadas, um monte de barrigudos sem preparo nenhum, um porta aviões que não sai do lugar e outros kkkkk

  13. O que te faz pensar que a Russia e China utilizariam material nuclear contra os EUA? E o que te faz pensar que ambos iriam se enfrentar? Quais são os tais aliados que a Russia tem que superam em peso o trio França, Inglaterra e EUA?
    Primeiramente eles nunca iriam se enfrentar, prova clara é a Síria, onde toda a OTAN simplesmente coabitou com a Russia e ninguém se atacou.
    A China não tem nem capacidades para se deslocar pelo Pacífico, quem dirá chegar bem até o Atlântico e atracar na Venezuela. Você está falando em processos logísticos abismais que nem a Russia(que está em crise) e nem a China(que não tem meios para isso) seriam capazes de arcar por um mero paisinho com um pouco de petróleo, com o Oriente médio pegando fogo e pronto para ser requisitado por qualquer nação.
    Vocês precisam sair desse conto de fadas de guerra nuclear… com guerra nuclear tudo se acaba, amigo, não sobra ninguém para guerrear, contar história ou fazer dinheiro. Só os Generais de sofá que sonham e adoram atribuir a qualquer faísca o estopim para uma guerra nuclear, como se fosse simples assim. Seja menos neurótico, garoto.

    • Você não sabe o que se passa na cabeça desses líderes.
      Olha o que está acontecendo na Venezuela, pessoas passando fome, confronto e mortes. Tudo isso por causa dessa ditadura de Nicolás Maduro, e a Rússia apoiando tudo isso.
      Agora, apenas uma ordem desses líderes comunistas(que estão “nem aí” pra nós) dá origem a uma guerra de grandes proporções.

  14. Em 2017 um exército de mercenários russos armados das melhores tecnologias militar attaco na leste da SIRIA com muito arrogância as tropas americanas e kurdes, resultado 200 mortes russos em uma hora e até agora as famosas mísseis S 300 nem conseguir chegar perto das F 35 Israelense

  15. Vamos pensar como seres que raciocinam; Eua tem bombas de destruição em massa, Rússia também, china também e outros também, quem sairia ganhando caso houvesse uma guerra dessa proporção? Ninguém, todos perderiam e os que sobrevivesse teriam que arcar com as consequências de um mundo contaminado e cheio de doenças.

  16. Rússia tem um PIB 15% menor do que o Brasil, podem tem até poderio militar relevante, uma guerra do outro lado do globo vai colapsar sua economia, quanto a China, já falado em comentários anteriores, não tem meios logísticos para tal empreitada. Alguns espertalhões insistem em dizer sobre queres nuclear, pois bem, ninguém nesse mundo é louco o suficiente pra poluir o planeta com radiação o suficiente pra exterminar a vida como conhecemos, armas nucleares só são poder de dissuasão, lembrem-se disso.

  17. Quem disse que esse sistema é para conter ataque dos USA tá muito enganado, pois isso se presta para conter o Brasil e Colômbia pelo ar. Contra os USA ficará a abo da persuasão da Rússia.

  18. Só falatórios e falatórios! USA ficam nesse chove não molha enquanto a ditadura segue matando o povo venezuelano de fome, a Rússia se instala e os cubanos fazem a pilhagem do país enquanto de fato o governam junto com narcotraficantes das FARC e ELN. E o Brasil podia estar exercendo protagonismo fica engolindo mosca, lamentável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here