Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro retoma cursos indispensáveis para mudança de patente

blank

Depois de amargarem um período de congelamento na carreira, Policiais Militares do Rio de Janeiro já podem voltar a fazer seus planos. A Secretaria de Estado de Polícia Militar está retomando a realização de cursos indispensáveis para as mudanças de patente dos policiais – especialmente dos praças.

A reativação desses cursos começa a beneficiar quase 10 mil Policiais. Algumas das capacitações (que em condições normais são realizadas anualmente) estavam suspensas há cinco anos, afetando principalmente cabos e sargentos da corporação.

Um relatório produzido pela Diretoria Geral de Ensino e Instrução (DGEI) informa a reativação de cursos, trazendo algum alívio para os militares – que aguardam ansiosos por promoções.

Cabos

O Curso Especial de Formação de Cabos (CEFC) é necessário para a promoção do cabo a Terceiro Sargento. Com 3.593 matriculados, esse curso já começou no início de agosto. A conclusão será em fevereiro, habilitando os cabos até o final de 2021.

Sargentos

A versão 2018 do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS), indispensável para a promoção a Primeiro Sargento, foi suspensa em meados do ano passado. Retomado em maio último, o curso se estenderá até fevereiro de 2021, com 457 sargentos matriculados.

CAS 2020

Em março de 2020, a corporação iniciará o CAS 2020. O processo seletivo já foi aberto com oferta para mil vagas.

Casas

Em fevereiro do ano que vem, terá início o Casas (Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos para Área de Saúde), indispensável para promoção a Primeiro Sargento do quadro de saúde. Foram abertas 210 vagas. Basta aprovação no exame intelectual.

CEFa

Iniciado no ano passado, o Curso Especial de Formação de Sargentos (CEFS), que viabilizar a promoção a Segundo Sargento, foi concluído em julho deste ano, habilitando 2541 sargentos para promoções até 2021.

Concursos em breve

Está em andamento o concurso de habilitação de músicos, iniciado em agosto último, destinado a sargentos músicos. E também será aberto concurso para habilitar o acesso ao QOA (Quadro de Oficiais Administrativos) e QOE (Quadro de Oficiais Especialistas).

A instrução normativa para a promoção ao QOA e QOE, com previsão de 160 vagas para o primeiro semestre de 2020, está pronta, aguardando alteração do decreto.

Carreira dos oficiais

Em relação à carreira de oficiais, estão em andamento três cursos: o Curso Superior de Polícia Integrada (CSPI), o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) para o Quadro de Oficiais de Polícia Militar (QOPM) e o Curso de Aperfeiçoamento de oficiais (CAO) para o Quadro de Oficiais Administrativos (QOA).

  • Por: Paloma Savedra/O Dia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here