Secretaria Especial do Mar é criada em Salvador

Data:

Planejar e executar ações de desenvolvimento do potencial náutico da capital baiana. Esse é o objetivo da Secretaria Especial do Mar, anunciada na segunda-feira (10), pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis, em cerimônia realizada no teatro da Fundação Gregório de Mattos, na Praça Castro Alves.

A secretaria tem, ainda, o desafio de ampliar o número de eventos internacionais náuticos na capital baiana, a exemplo do Salão Náutico Grand Pavois, realizado em 2024. Foi a primeira vez que o evento ocorreu fora da sua cidade de origem, a portuária francesa La Rochelle. A perspectiva é atrair ainda mais investimentos para o setor, além de fomentar o turismo, o esporte e a indústria náutica.

A nova pasta municipal será comandada pela ex-secretária de Cultura e Turismo, Andrea Mendonça. À época, a secretária liderou a criação do Comitê Náutico, que aprovou uma série de ações de infraestrutura turística, como a reforma dos terminais de Plataforma e da Ribeira, viabilizando um melhor acesso para usuários do transporte marítimo nessas áreas da cidade.

Segundo Bruno Reis, o potencial da costa soteropolitana é uma constatação de amplo reconhecimento. Com 64 quilômetros de extensão, Salvador possui a maior orla do Brasil. Além disso, a Baía de Todos os Santos, segunda maior baía navegável do mundo, reafirma a importância de realizar investimentos no setor náutico do município.

Para o Comandante do 2º Distrito Naval (Com2ºDN), Vice-Almirante Antonio Carlos Cambra, o momento é especial. “Iniciativas como essa confirmam o potencial do mar como um dos principais vetores de desenvolvimento econômico de Salvador. O tema vem ganhando relevância e a participação do poder público municipal é imprescindível”, afirma.

Outras iniciativas em Salvador

Dentre as iniciativas para o fomento da economia do mar em Salvador, em agosto de 2023, foi assinado o acordo de cooperação entre a Marinha do Brasil, por meio do Com2ºDN, e a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (SEMDEC), para a implementação de um Serviço de Atendimento ao Capitão (SAC) Náutico no município. Voltado à comunidade náutica, em especial aos navegadores amadores, o SAC Náutico é integrado por órgãos públicos de várias esferas, responsáveis por serviços relacionados à atividade náutica, como a Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), a Receita Federal e a Polícia Federal, e tem como objetivo oferecer serviços alfandegários, de imigração para estrangeiros, despacho e regularização de embarcações, entre outros de interesse do público-alvo.

Incentivo à Economia do Mar

Estado brasileiro com a maior quantidade de municípios defrontantes ao mar, a Bahia contempla a maior área costeira da Amazônia Azul, com 1.100 km e 36 municípios, além da Baía de Todos os Santos, que é a segunda maior baía do mundo e a maior do País, o que reafirma um significativo potencial econômico.

Em dezembro de 2023, durante sessão na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), foi aprovado o projeto de lei 25.085, que institui a política estadual de incentivo à Economia do Mar. Elaborado em 19 de outubro de 2023, de autoria do Deputado Estadual Eduardo Salles e incentivado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Estadual Adolfo Menezes, e pelo Comando do 2º Distrito Naval, o projeto tem como finalidade estabelecer e fixar diretrizes para as atividades econômicas que se desenvolvem no litoral baiano, consolidando-as como estratégia de desenvolvimento socioeconômico da Bahia.

As principais atividades econômicas relacionadas à Economia do Mar na Bahia – definidas no projeto – incluem a captura e o processamento de pescado e frutos do mar, atividades de aquicultura, apoio à extração de óleo e gás offshore, construção e manutenção de embarcações, descomissionamento de plataformas e embarcações, turismo costeiro e marítimo, desenvolvimento de equipamentos de navegação, exploração de óleo e gás natural, exploração mineral oceânica, atividades de escoamento, transporte, distribuição e processamento de gás natural offshore, extração e refino de sal marinho e sal-gema, pesquisa, desenvolvimento e inovação no ambiente marinho, entre outras atividades essenciais para o desenvolvimento econômico da região.

Fotos: Com2ºDN e Valter Pontes/Secom Prefeitura de Salvador

. . .

Fonte: Agência Marinha

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias