Segurança Privada e o Fator Humano.

Segurança Privada no Brasil.

Segurança Privada e o Fator Humano.

Já a muito tempo; seja aqui nestas linhas ou em reuniões e afins, venho dizendo e pregando o mesmo sermão. “Precisamos nos valorizar, capacitar e aprimorar sempre.” E o que ha demais nesta frase?

Tem muito a dizer, mas muitos não escutam. Mas basta um sopro e já olhos acusadores nos veem com desdém. Assim foi hoje quando afirmaram que o sequestrador do ônibus da ponte Rio Niterói – 2520 – Estácio da Viação Galo Branco. Willian Augusto da Silva, 20 anos foi identificado inicialmente como Policial e depois como vigilante, o que foi desmentido a tarde pelo Sindicato dos Vigilantes do Rio e pelos órgãos de segurança.

Apesar da tragédia ao que parece ate certo ponto anunciada, dos reféns com sequelas emocionais e a família do jovem que provocou um tipo de suicídio digamos “ajudado” com requintes teatrais, resta saber como todos os envolvidos estão e rezar pelo melhor a todos.

Mas ate ai tudo bem, alguns iram falar. Mas é se fosse um de nos?

Não duvido que em algum lugar por ai a fora, existam profissional com problemas das mais variadas causas e situações e que precisam de ajuda seja ela de que natureza for estes precisam de apoio e de uma solução. E com certeza não são só os nossos irmãos, mas muitos de nos os seres humanos comuns.

Mas o que tem a ver o meu sermão – “Precisamos nos valorizar, capacitar e aprimorar sempre.”? Tem tudo a ver, pois a tal valorização tem como uma das suas partes a auto-valorização e a valorização da pessoa e do profissional. Não basta ser profissional precisamos ser humanos e humanos tem sentimentos e às vezes quebramos sobre pressão da vida ou dos fatos decorrentes de nossas escolhas.

A ajuda e o apoio psicológico ou ate psiquiátrico são parte de nossa valorização e fortalecimento como profissional, pois para desenvolvermos nossas funções como profissionais precisamos de estabilidade e segurança como pessoas e logo que sujam os problemas estes não podem ser varridos para baixo do tapete e sim tratados com máximo cuidado e respeito sejam por nossos parceiros de trabalho , contratantes e amigos.

O Jovem que morreu hoje estava com muitos problemas e pouca ajuda. Não que o que ele fez fosse certo, longe disto, porem existe o fato que se fosse ajudado e apoiado a historia hoje teria sido diferente. Poderia ser um de nos.

Fato que me leva a reforçar meu sermão e pedir que se alguns dos senhores ou conhecidos dos senhores estiver passando por fatos similares como, depressão, dificuldades financeiras e outros, não se enganem e procurem ajuda para ter uma luz no fim do túnel.

Uma das minhas frases favoritas é ” a vida é nosso maior bem, nada a compra nem pode lhe dar um preço, por tanto se valorize e respeite seus limites”

Coluna – Segurança em Foco.

Fiquem bem e seguros, Sou Alexandre Martins e nos falamos em breve.

SP, 20/08/2019 – 21:52hs

Fontes:

Fotos – Internet

Sites de Interesse:

Policia Federal:

Sindicato dos Vigilantes do RJ;

O Antagonista;

JusBrasil:

https://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2019/08/5674111-sindicato-diz-que-sequestrador-nao-era-vigilante.html

https://www.bol.uol.com.br/noticias/2019/08/20/sequestrador-onibus-ponte-rio-niteroi.htm

https://www.oantagonista.com/tag/sequestro-na-ponte-rio-niteroi/

https://www.oantagonista.com/sociedade/sequestrador-era-vigilante/

https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2019/08/20/sequestrador-onibus-ponte-rio-niteroi.htm?fbclid=IwAR068aQprBOFgRaZy9Ej2dlDy6e3CBYLyNtebYVI6kFbDNtWebn7zBJxvbI



4 COMENTÁRIOS

    • Caro Almir

      Que bom que nos entendemos, sei que as vezes é difícil e o apoio é fundamental, não só da família mas da empresa e porque não da justiça. Continue acompanhando as próximas publicações onde irei aprofundar mais no nosso universo. Fique bem e seguro.

  1. Concordo porém, com o salário baixo pra quem decide dar a vida se posivel por uma profissão. Precisamos de apoio nacional pró ESTATUTO DOS VIGILANTES para que os colegas tenham a certeza de que quando forem empregados seja em qual empresa for terão um (SALÁRIO Digno). Abraço a todos e parabens pelo trabalho de publicidade sobre essa área tão escassa.

    • Caro Marcos

      Concordo com você. Tudo passa pela valorização, porem não só monetária mas pessoal. Salários são fundamentais mas com certeza apoio e respaldo técnico e jurídico são muito importantes em nosso dia a dia. ´Continue acompanhando as próximas publicações onde irei aprofundar mais no nosso universo. Fique bem e seguro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below