Seleção de Pesquisadores para o Laboratório de Simulações e Cenários da Escola de Guerra Naval

blank

O Laboratório de Simulações e Cenários da Escola de Guerra Naval (LSC/EGN-MB), Instituição de Ensino Superior (IES) de pós-graduação da Marinha do Brasil, abre processo seletivo para pesquisadores em regime de voluntariado com início no primeiro semestre de 2021 para o Subgrupo de Pesquisas “Ameaças Eletromagnéticas”.

Ameaças Eletromagnéticas

Estudos científicos e evidências empíricas indicam que emissões de pulsos eletromagnéticos podem degradar a infraestrutura dos estados, podendo danificar e até mesmo interromper a tecnologia estrutural crítica da nação. Razão pela qual não se pode ignorar o impacto potencial de tais ameaças, de forma que se mostra imperativo se encetar estudos na área com o objetivo de se incrementar a resiliência do país. Para tanto, dado o caráter multifacetado e multidisciplinar do objeto de estudo, será necessário que se componha uma equipe heterogênea e munida de crescente sinergia, com pesquisadores das mais diversas origens e atuações.

Objetivos

O Subgrupo de Pesquisas “Ameaças Eletromagnéticas”, tem por objetivo primário, fornecer subsídios de curto, médio e longo prazo aos tomadores de decisão e, para tanto, se propõe a levantar os estudos sobre eventos eletromagnéticos de origem espacial ou criados pelo homem por meio de pesquisa bibliográfica e documental.

Como objetivo secundário, obtidos os resultados do estudo, buscar-se-á conscientizar a sociedade brasileira quanto aos assuntos afetos ao tema de pesquisa, sobretudo na área de cenários prospectivos, difundindo-os no meio acadêmico civil e com o fito de integrar civis e militares.

Público Alvo

Para este edital, deseja-se convidar pesquisadores Doutores, Doutorandos, Mestres, Mestrandos, Pós-Graduandos e Graduandos a partir do 5o período, nas seguintes áreas de formação:

– Militares das Forças Armadas e Auxiliares (com interesse em mobilização e gerenciamento de crises), Relações Internacionais, Estudos Estratégicos e Defesa e Gestão Estratégica (até 3 vagas para o Núcleo 1);

– Astrofísica e Física (até 2 vagas para o Núcleo 2);

– Formação em Ciências Exatas, preferencialmente com graduação ou pós-graduação em Engenharia, com experiência e interesse nas áreas de energia, telecomunicações ou defesa (até 2 vagas para o Núcleo 3);

– Administração de Empresas, Economia, Estatística e áreas afins, com interesse em pesquisar ferramentas de prospecção de cenários (até 2 vagas para o Núcleo 4).

A descrição dos núcleos temáticos faz parte da divisão das equipes conforme disposto no item 5.1.

Tem interesse em participar?

Leia o edital e participe da seleção

Edital de Seleção – Ameaças Eletromagnéticas (2021)